EXPLICAR A IMAGEM E A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO EU A PARTIR DA PSICOLOGIA
Citação de Damares Macharet em fevereiro 24, 2023, 10:38 pmNa psicologia social, a imagem e a representação social do eu referem-se ao conjunto de crenças, valores, atitudes e expectativas que uma pessoa tem sobre si mesma e que são compartilhados socialmente. Ou seja, a imagem e a representação social do eu são construídas a partir das experiências vividas em diferentes contextos sociais, como a família, a escola, o trabalho, a mídia, entre outros.
A imagem do eu está relacionada à forma como a pessoa se vê, seus pontos fortes e fracos, suas habilidades e limitações, suas características físicas, psicológicas e sociais. Já a representação social do eu é mais ampla e abrange as expectativas e crenças que a pessoa tem sobre si mesma e que são compartilhadas com outras pessoas em seu grupo social. Essas representações podem ser influenciadas por fatores culturais, históricos, políticos e sociais.
A psicologia social estuda a formação e a influência das imagens e representações sociais do eu, bem como as consequências que elas podem ter para o comportamento e a identidade das pessoas. A construção dessas imagens e representações pode ser afetada por processos como estereótipos, preconceitos, discriminação e exclusão social, que podem
levar a distorções e limitações na autoimagem e na autoestima das pessoas.
Assim, a compreensão da imagem e da representação social do eu é fundamental para entender os processos de formação da identidade e para promover a saúde mental e o bem-estar psicológico das pessoas, combatendo os estereótipos e as discriminações que possam prejudicá-las.
Na psicologia social, a imagem e a representação social do eu referem-se ao conjunto de crenças, valores, atitudes e expectativas que uma pessoa tem sobre si mesma e que são compartilhados socialmente. Ou seja, a imagem e a representação social do eu são construídas a partir das experiências vividas em diferentes contextos sociais, como a família, a escola, o trabalho, a mídia, entre outros.
A imagem do eu está relacionada à forma como a pessoa se vê, seus pontos fortes e fracos, suas habilidades e limitações, suas características físicas, psicológicas e sociais. Já a representação social do eu é mais ampla e abrange as expectativas e crenças que a pessoa tem sobre si mesma e que são compartilhadas com outras pessoas em seu grupo social. Essas representações podem ser influenciadas por fatores culturais, históricos, políticos e sociais.
A psicologia social estuda a formação e a influência das imagens e representações sociais do eu, bem como as consequências que elas podem ter para o comportamento e a identidade das pessoas. A construção dessas imagens e representações pode ser afetada por processos como estereótipos, preconceitos, discriminação e exclusão social, que podem
levar a distorções e limitações na autoimagem e na autoestima das pessoas.
Assim, a compreensão da imagem e da representação social do eu é fundamental para entender os processos de formação da identidade e para promover a saúde mental e o bem-estar psicológico das pessoas, combatendo os estereótipos e as discriminações que possam prejudicá-las.