Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Fale um pouco sobre os conhecimentos adquiridos nesse módulo de aprendizagem

A proposta deste módulo me permitiu compreender, na prática, como os conceitos fundantes da psicanálise freudiana podem ser aplicados em contextos sociais e educativos. Termos teóricos como inconsciente, pulsão, repressão/recalque, sublimação, id, ego e superego ficaram foram esclarecidos teoricamente para mim.  Ao analisar o caso de Eduardo sob a perspectiva da sublimação, observei com clareza como Freud enxergava a possibilidade de transformar impulsos destrutivos (como a agressividade) em produções simbólicas e socialmente aceitáveis, contribuindo para a manutenção da ordem social.

Ao refletir sobre as possíveis intervenções para Eduardo — como oficinas de arte, esportes e projetos de cuidado — percebi como a psicanálise não se restringe ao consultório, mas tem um papel crucial na construção de estratégias educativas e culturais que promovam o amadurecimento subjetivo e a convivência em grupo. Isso me ajudou a relacionar a psicanálise à sociedade e à cultura, como previsto nos objetivos de aprendizagem.

Além disso, o caso me fez pensar no contexto em que Freud desenvolveu sua teoria, lidando com os conflitos entre pulsões e normas sociais. Hoje, esses conflitos se repetem em outras formas — como no caso de jovens expostos à violência estrutural e afetiva — o que torna a psicanálise uma ferramenta ainda atual e potente.

ROSEMEIRE PAGNI has reacted to this post.
ROSEMEIRE PAGNI

Este módulo aguçou minha vontade de conhecer mais sobre a psicanálise e seus meandros. O artigo do material complementar achei bastante complexo, mas a entrevista foi ótima. Estou encantada e com vontade de avançar cada vez mais.

Este módulo tratou das principais ideias de Freud, abordando o que o levou a desenvolver suas teses e exemplificando como elas se manifestam. Ofereceu ao aluno uma direção sobre os pontos centrais da obra do pai da psicanálise, auxiliando também na identificação do próprio aluno como paciente, o que nos leva a atender o segundo ponto do tripé psicanalítico.

Este módulo me ajudou a entender um pouco sobre a minha própria personalidade. Sinto como se estivesse montando um quebra-cabeças com mais facilidade, pois consigo encaixar várias peças que antes não conseguia. Além disso, percebi que posso reescrever minha história usando a Psicanálise como a principal ferramenta.

Entender  o contexto ao qual Freud desenvolveu a psicanalise no final do século XIV é fundamental ,pois tratava-se de uma época onde a busca por tratamento para as doenças mentais era urgente , já que essas doenças eram frequentemente tratadas como doenças físicas trazendo tratamentos dolorosos aos pacientes. Com os conceitos interligados em termos psicanalíticos o consciente , o  inconsciente e a sublimação nos ensina a estrutura e o funcionamento da mente humana. Culturalmente a psicanálise estabelece uma relação intricada com a sociedade e a cultura já que a experiência subjetiva é moldada por normas , valores e símbolos culturais . Para avaliarmos a cultura conteporãnea a psicanálise ajuda a entender como as normas e exigências podem gerar conflitos internos e sofrimentos psíquico , bem como investigar como as novas tecnologias como a internet e rede sociais impactam na formação da indentidade , além de analisar fenômenos sociais como o consumismo , violência e agressividade.

Neste módulo aprendi que Freud, apesar de ter uma formação acadêmica em medicina, extrapolou o conhecimento para uma área ainda pouco explorada, reconhecendo a existência de uma estrutura psíquica que vai além do consciente. Entender o motivo pelo qual alguns paciente esqueciam-se de algumas situações vividas chamou sua atenção. Reconhecer a existência do inconsciente como parte do aparelho psíquico foi transformador para a sociedade. O ser humano deixou de ser visto como uma máquina e como detentor de um poder pleno sobre suas próprias ações e passou a ser entendido como fruto de suas vivências, sendo que muitas delas ficaram guardadas na estrutura inconsciente e são as grandes movedoras dos comportamentos.

A consciência é o local onde residem os conteúdos que temos conhecimentos, que podemos acessar livremente através da memória, onde não há mecanismos de defesa. O inconsciente conta com três instâncias com papeis distintos, sendo eles: o Id, que tenta realizar os desejos a todo custo; o Ego, que tem uma ação movida para a autopreservação e o Superego, que busca preservar o que é moralmente aceito.

A psicanálise se apresenta neste contexto como uma compreensão teórica, um método de investigação e um exercício profissional que busca, através do autoconhecimento a eliminação ou diminuição do desconforto psíquico e das manifestações somáticas. Segundo Freud, os esquecimentos ocorrem por dois elementos: a Resistência, força psíquica que impede a tomada de consciência e a Repressão, força que atua para fazer desaparecer a consciência de uma memória dolorosa e que pode ser a causa de um sintoma.

O ser humano se apropria de mecanismos de defesa para que os desejos sejam realizados sem que haja o sentimento de culpa, negando ou falsificando a realidade. Este instinto é mantenedor da satisfação interior, defende o autoconceito da pessoa e impede o desenvolvimento sadio da realidade. Mas é possível converter os impulsos indesejados e que fazem mal para o indivíduo e para a sociedade em realizações satisfatórias e que beneficiam a organização social. A Sublimação é este instrumento. Ela atua como um instrumento de apaziguamento social.

Enfim,  a psicanálise reposicionou as lentes de análise para entender o mundo a partir do ser humano, do inconsciente. Isso permitiu compreender a necessidade de haver espaços de liberdade e individualidade, a busca da emancipação e liberdade do ser humano e a busca da consciência do homem sobre as amarras do complexo da moral, possibilitando uma organização social menos opressora. Estes conceitos influenciaram toda a sociedade e cultura contemporânea ocidental.

 

Helenice Ribeiro da Silva has reacted to this post.
Helenice Ribeiro da Silva

Os textos apresentados mostram a importância dos estudos de Freud e suas avaliações.

Tomar conhecimento do inconsciente como "caixa" de lembranças boas e ruins e que podem vir à tona com a exposição livre da fala é esperançoso para muitas pessoas que sofrem de doenças psicossomáticas cada vez mais presentes na sociedade moderna. Os conceitos de Id, Ego e Superego nos faz compreender muitos dos comportamentos humanos e a nós mesmos. O conhecimento transforma e deve alcançar o máximo de pessoas para que não haja tanta injustiça principalmente em crianças e adolescentes. Refiro-me à aplicação da sublimação nas escolas, centros de tratamento,etc.

Os conhecimentos sobre a Psicanálise adquiridos nesse módulo são extremamente importantes, pois são recheados de conceitos importantes sobre o tema trabalhado e nos faz refletir muito sobre o poder do consciente, do inconsciente e do subconsciente de forma racional e construtiva.