Filosofia, Literatura e Psicanálise
Citação de Joacilo Guilherme Santos em maio 1, 2023, 2:49 amAs três áreas do conhecimento sem dúvidas são complementares, visto que uma está intrinsecamente ligada à outra. Enquanto a filosofia aborda questões ligadas aos saberes diversos enquanto saberes, questionando-os por exemplo, a literatura aborda não somente a arte da escrita propriamente, mas também o registro de situações e vivências. Já a psicanálise nos coloca diante do conhecimento do desconhecido, daquilo que está nas entrelinhas da mente, muitas vezes traduzidos no comportamento humano.
As três áreas do conhecimento sem dúvidas são complementares, visto que uma está intrinsecamente ligada à outra. Enquanto a filosofia aborda questões ligadas aos saberes diversos enquanto saberes, questionando-os por exemplo, a literatura aborda não somente a arte da escrita propriamente, mas também o registro de situações e vivências. Já a psicanálise nos coloca diante do conhecimento do desconhecido, daquilo que está nas entrelinhas da mente, muitas vezes traduzidos no comportamento humano.
Citação de Kellen Reis de Souza Santos em maio 1, 2023, 9:07 pmTópicos que se complementam. Tendo a psicanálise uma missão de decifrar o que está nas entrelinhas das palavras e pensamentos.
Tópicos que se complementam. Tendo a psicanálise uma missão de decifrar o que está nas entrelinhas das palavras e pensamentos.
Citação de Katia Jeane Alves Mota em maio 4, 2023, 1:59 pmSintetizando, os conceitos se complementam. A literatura é o registro do pensamento e ideias acerca da percepção do autor sobre determinado contexto, real ou fictício, explorando o universo das relações humanas e aspectos humanos individuais, por vezes subliminares e subjacentes, em que caberá ao leito treinado, identificá-los e ressignificá-los, de acordo com sua própria compreensão; a filosofia trata da análise do sujeito no contexto histórico, de modo a buscar compreender a construção do saber, levando à reflexão sobre existência e comportamento humano, o modo de relacionar-se e do entendimento de suas motivações diante do meio social em que está inserido; já, a psicanálise, busca estabelecer uma compreensão subjetiva sobre as motivações desse sujeito e analisar o resultado das influências externas na construção da identidade do sujeito e de seus conflitos internos.
Sintetizando, os conceitos se complementam. A literatura é o registro do pensamento e ideias acerca da percepção do autor sobre determinado contexto, real ou fictício, explorando o universo das relações humanas e aspectos humanos individuais, por vezes subliminares e subjacentes, em que caberá ao leito treinado, identificá-los e ressignificá-los, de acordo com sua própria compreensão; a filosofia trata da análise do sujeito no contexto histórico, de modo a buscar compreender a construção do saber, levando à reflexão sobre existência e comportamento humano, o modo de relacionar-se e do entendimento de suas motivações diante do meio social em que está inserido; já, a psicanálise, busca estabelecer uma compreensão subjetiva sobre as motivações desse sujeito e analisar o resultado das influências externas na construção da identidade do sujeito e de seus conflitos internos.
Citação de Priscilla em maio 6, 2023, 6:20 pmPor ser uma apaixonada pelos três assuntos desde menina, fiquei deliciada com o aprendizado, não fazia ideia do quanto eram complementares um do outro.
Estou me sentindo explodindo de tanto conhecimento, prematuro ainda, mas muito feliz com o que venho aprendendo.
Por ser uma apaixonada pelos três assuntos desde menina, fiquei deliciada com o aprendizado, não fazia ideia do quanto eram complementares um do outro.
Estou me sentindo explodindo de tanto conhecimento, prematuro ainda, mas muito feliz com o que venho aprendendo.