formação da personalidade
Citação de jeronimo em janeiro 23, 2024, 2:57 pmO Eu, a minha imagem, quem eu sou são méritos que são formados desde nossa concepção. Freud fala do ID, Ego e Superego que são instâncias que servem de pilares na formação da psiquê humana. O Ego é responsável pela exteriorização dos conflitos internos e da decisão tomada do que fazer, após estes conflitos. O Superego se forma com as experiencias de proibições da infância trazendo uma bagagem de permissões e proibições necessárias para a convivência saudável no meio cultural vivido pelo indivíduo.
Lacan, por sua vez fala que a identidade da imagem é criada através do " estádio do espelho" no qual a criança ainda sem toda autonomia motora se inclina ficando ereto ao se ver no espelho como uma forma, talvez, de afirmação e reverencia ao deslumbre do que vê, de confirmação afetiva do outro através do olhar.
Dolto fala de uma imagem específica a cada indivíduo trazendo o campo do inconsciente pré-consciente e consciente para a configuração da imagem de forma subjetiva.
O Eu, a minha imagem, quem eu sou são méritos que são formados desde nossa concepção. Freud fala do ID, Ego e Superego que são instâncias que servem de pilares na formação da psiquê humana. O Ego é responsável pela exteriorização dos conflitos internos e da decisão tomada do que fazer, após estes conflitos. O Superego se forma com as experiencias de proibições da infância trazendo uma bagagem de permissões e proibições necessárias para a convivência saudável no meio cultural vivido pelo indivíduo.
Lacan, por sua vez fala que a identidade da imagem é criada através do " estádio do espelho" no qual a criança ainda sem toda autonomia motora se inclina ficando ereto ao se ver no espelho como uma forma, talvez, de afirmação e reverencia ao deslumbre do que vê, de confirmação afetiva do outro através do olhar.
Dolto fala de uma imagem específica a cada indivíduo trazendo o campo do inconsciente pré-consciente e consciente para a configuração da imagem de forma subjetiva.