Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Formação do Cânon do Novo Testamento.

Formação do Cânon do Novo Testamento.

Sobre a este assunto observamos que o desenvolvimento da organização Eclesiástica e desenvolvimento da doutrina. Observamos que apesar de considerarmos as perseguições o fato mais importante da história da igreja, no segundo e terceiro séculos, contudo, a par desse acontecimento efetuaram-se grandes progressos no campo da oranização e vida da comunidade cristã. Observamos que os escritos do Novo Testamento foram terminados pouco depois do início do segundo século. Entretanto, a formação do Novo Testamento com os livros que o compõem, como cânon ou regra de fé com autoridade divina, não foi imediata. Nem todos os livros eram aceitos em todas as igrejas, como escritos inspirados. Pudemos verificar que não é possível determinar-se a data exata do reconhecimento completo do Novo Testamento, tal como o usamos atualmente, porém sabe-se que não aconteu antes do ano 300.

Estudamos que enquanto os primitivos apóstolos viveram, a reverência geral para com eles, como os companheiros escolhidos por Cristo, como fundadores da igreja e como homens dotados de inspiração divina, dava-lhes o lugar indiscutível de dirigentes da igreja até onde era necessário governá-la. Pode see observar que cerca do ano 125, nota-se que os bispos estavam em toda parte, governando as igrejas, e cada um mandava em sua própria diocese, tendo presbíteros e diáconos sob suas ordens. Exaurimos que com aperda de autoridade apostólica fez com que se realizassem eleições de novos dirigentes. Os fundadores da igreja, Pedro, Paulo, Tiago, o irmão do Senhor, e João, o último dos apóstolos, haviam morrido sem deixarem homens iguais a eles, com a mesma capacidade que eles possuíam. Examinanamos que o crescimento e a expansão da igreja foi a causa da organização e da disciplina.

Enquanto as igrejas estavam dentro dos limites que tornavam possível receber a visita dos apóstolos, poucas autoridades eram necessárias, ao lermos texto vimos que a perseguição, que era um perigo comum, aproximou as igrejas umas das outras e exerceu influência para que elas se unissem e se organizassem. Ao estudarmos sobre o governo da igreja vimos que ao inquirir-se por que foi adotada essa forma de governo, isto é, um governo hierárquico, em lugar de um governo exercido por um ministério em condições da igualdade, descobrimos que, por analogia, o sistema de governo imperial serviu de modelo usado no desenvolvimento da igreja. Outra questão importante é o desenvvolvimento da doutrina, para isto era necessário ter um cânon definido.