Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Fórum Avaliativo

A psicanálise nasce da necessidade que o médico alemão judeu, S. Freud tem de responderam angústias que o homem, enquanto ser humano possui. Em suas tentativas e investigações, Freud nos da os conceitos de ID, Ego e Superego, estabelecendo ali algumas respostas para as angústias que o próprio chama de mal estar.

A psicanálise se atrela ao seu tempo e perpassa ele, chegando até nós, com muitas respostas a velhas perguntas e lançando luz a muita escuridão que havia e ainda há na mente humana, trazendo a razão para a emoção, o porque eu estou sentindo, e mais, a não me deixar levar pelas emoções e sim submete-las a mim.

Sigmund Freud, o renomado psicanalista, introduziu conceitos fundamentais que são amplamente discutidos na psicologia. Entre eles, destacam-se o superego, o ego, o id e a sublimação, que têm uma influência significativa nas questões emocionais e comportamentais.

O superego refere-se à parte da personalidade que incorpora os valores morais, normas sociais e regras internalizadas. É uma espécie de "consciência" que busca controlar impulsos e desejos, promovendo comportamentos socialmente aceitos.

O ego é responsável pela mediação entre os desejos impulsivos do id e as demandas do superego. Ele busca encontrar um equilíbrio entre os impulsos internos e as demandas externas, tomando decisões racionais e realistas.

O id representa a parte mais primitiva e instintiva da personalidade. É movido por impulsos e desejos irracionais e busca a gratificação imediata das necessidades básicas, sem levar em consideração as normas sociais ou consequências.

A sublimação é um mecanismo de defesa proposto por Freud, no qual os impulsos e desejos do id são canalizados para atividades socialmente aceitáveis e construtivas. Em vez de reprimir ou negar esses impulsos, eles são redirecionados para metas produtivas, como a arte, a criatividade ou o trabalho.

Esses conceitos estão intimamente ligados às questões emocionais e comportamentais, pois Freud acreditava que conflitos entre o id, o ego e o superego podem resultar em distúrbios psicológicos. A forma como essas partes da personalidade interagem e se equilibram pode influenciar a expressão emocional, o comportamento impulsivo, as escolhas e as relações interpessoais. Compreender esses conceitos pode ajudar a explorar e compreender melhor as complexidades da mente humana.