Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Fórum Avaliativo

Nessa unidade vemos que a psicanálise enseja a busca de espaços de pensamento que ela e a filosofia dialogam. Não se deve separar a psicanálise e filosofia. A literatura, por exemplo, sempre esteve presente no horizonte dos estudos filosóficos e psicanalíticos. Ela também tem o papel de recepção das ideias filosóficas.

Voltando a falar da relação entre a psicanálise e filosofia, conseguimos entender que ao tomar as ideias como tópicos de investigação do mundo, a filosofia parece estar circunscrita a um ambiente bastante restrito, a saber, o espaço intelectual. Interrogar conceitos nada mais é do que interrogar o próprio pensamento.

Já a relação entre a literatura e psicanálise, Freud, de alguma maneira, testa os limites da investigação psicanalítica. O que perpassa, nesse caso, a relação entre a Literatura e a Psicanálise é a questão da origem da condição do fato estético. É recorrente, nesse sentido, a remissão à Psicanálise enquanto instrumento de investigação.

E vimos também obras literárias aos olhos da psicanálise, identificando o Complexo de Édipo, sobre os sentimentos de um menino à sua mãe (atração) e ao seu pai (repulsa). Isto é, o desejo do menino pela mãe e o consequente ciúme que ele sente do pai. É como se o filho visse o pai como um rival, ao querer a atenção e afeto de sua mãe.

Pudemos constatar que a filosofia, a psicanálise e a literatura  dialogam.

Podemos ver que os autores literários , e ou filmes e peças , tbm inconscientemente , recorrer as suas percepções ou conhecimentos adquiridos inconscientemente e graças ao equilíbrio de id e ego , não são aberrações sem moral.

Excelente contexto sobre os temas abordados,para crescimento e desenvolvimento pessoal, trazendo muito conhecimento,e incentivo a avanços maiores,estudando e trazendo expansão de consciência.