Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Fórum Avaliativo

Vimos nessa unidade que o     ego é considerado o “defensor da personalidade”, é responsável por impedir que os conteúdos inconscientes passem para o campo da consciência, acionando assim os seus mecanismos de defesa. Uma das principais funções do ego é harmonizar os desejos do id com os valores morais do superego.

Também podemos aprender os mecanismos de defesa, são eles, repressão: retira algo do consciente, levando-a para o inconsciente, ou seja, mantendo distante alguma imagem ou percepção insuportável. Regressão: é a volta a um período de desenvolvimento anterior na busca de um conforto, segurança e gratificação sentidas nessa fase. Formação reativa: para evitar a expressão de pensamentos ou sentimentos inaceitáveis, o sujeito exagera na expressão de sentimentos ou expressão oposta. Identificação: é um mecanismo não defensivo, no qual se busca alcançar os traços, qualidades e particularidades de alguém a quem se admira.

Intelectualização: há um isolamento dos afetos. Racionalização: este mecanismo é um dos mais utilizados, pois o sujeito justifica com lógica e ética plausível alguma atitude e pensamentos inaceitáveis, dessa forma tem um intento benéfico como autoproteção e conforto psíquico. Projeção: é o ato de atribuir pensamentos, sentimentos e impulsos intoleráveis para si mesmo a outra pessoa. Introjeção: trata-se de assumir para si características de outras pessoas. Algo externo passa a fazer parte de seu ego. Negação: o sujeito rejeita um pensamento, uma atitude ou um sentimento que é muito insuportável, que não consegue tolerar e simplesmente considera-o inexistente. Isolamento: o sujeito desassocia o pensamento ou recordação do afeto ou emoção que estava relacionado a ele. Dissociação: é a separação de sentimentos/pensamentos contraditórios como o amor e ódio em relação a um mesmo objeto. Deslocamento: é a substituição de um impulso/pulsão inicial por outro. Sublimação: é um processo através do qual a libido se separa do objeto sexual para outra finalidade, visando a satisfação. Idealização: processo que diz respeito ao objeto; por ela este objeto, sem qualquer alteração na sua natureza, é engrandecido e exaltado na mente do indivíduo. Fixação: é um apego permanente da libido num estágio do desenvolvimento da personalidade. Muito dos traços de personalidade são pequenas fixações a alguma fase (oral, anal, fálica).

E ainda nessa unidade vimos a identificação na inserção da constituição psíquica e social. Primeiramente é um processo psicológico pelo qual um indivíduo assimila um aspecto, uma propriedade, um atributo do outro e se transforma, total ou parcialmente, segundo o modelo dessa pessoa. E ao analisar a vida de cada indivíduo como elemento de grupo, veremos que está conectado por vínculos de identificação em muitos sentidos e constitui seu ideal de ego com muitos modelos, participando de numerosas mentes grupais: sua raça, classe, credo, nacionalidade, etc.