Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Fórum avaliativo

  • Durkheim (1987, p. XXVI) afirma que "o que as representações coletivas traduzem é a maneira pela qual o grupo se enxerga a si mesmo nas relações com os objetos que o afetam. Ora, o grupo está constituído de maneira diferente do indivíduo, e as coisas que o afetam são de outra natureza.
  • MENTALIDADES PRIMITIVAS DE LÉVY-BRUHL Investiga as leis de funcionamento das representações coletivas, que apresentam condutas próprias e autônomas das leis da psicologia fundadas sobre a análise do sujeito individual.
  • Para Moscovici, as representações nunca seriam de "outra natureza": elas seriam da natureza mesma dos grupos sociais que as criam, e sua eficácia – tanto prática como simbólica – dependeria dessa inserção, e não poderia jamais ter um sentido universal.
  • A teoria Freudiana do comportamento de massas afirma que, quando uma pessoa se torna membro de uma multidão, sua mente inconsciente é liberta. Isso acontece porque as restrições do superego, o núcleo moral da consciência, são relaxadas, enfraquecidas. O indivíduo, então, tende a seguir o líder carismático da massa.
  • Jung faz a distinção: o inconsciente pessoal é representado pelos sentimentos e ideia reprimidas, desenvolvidas durante a vida de um indivíduo. O inconsciente coletivo não se desenvolve individualmente, ele é herdado. É um conjunto de sentimentos, pensamentos e lembranças compartilhadas por toda a humanidade.
  • A psicologia social psicológica se limita a explicar as ações do indivíduo a partir dos estímulos que recebe do exterior (os seus sentimentos, comportamentos e pensamentos, por exemplo). Já a psicologia social sociológica estuda os fenômenos que surgem nos diferentes grupos a partir da interação das pessoas com estes. Psicologia Clínica é a parte da psicologia que se dedica ao estudo dos transtornos mentais e dos aspectos psíquicos de doenças não mentais. Seus temas incluem a etiologia, classificação, diagnóstico, epidemiologia, intervenção (prevenção, aconselhamento, psicoterapia, reabilitação, acesso à saúde, avaliação).