Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

fórum Avaliativo

  • Freud caracterizou a psicanalise como uma ciência que tem os seus conceitos o inconsciente, o complexo de édipo, a resistência, o recalque e a sexualidade.
  • Apartir dos estudos freudianos podemos ver a constituição do eu, cuja gênese destaca-se pela questão do narcisismo primário e do desenvolvimento da personalidade, que segundo a psicanálise é desenvolvida e constituída por três instâncias: id, ego e super ego.
  • Id: é um reservatório pulsional desorganizado.
  • Ego: Como instância do psiquismo que se relaciona com o mundo externo. A diferença fundamental entre o ego e o id, é que o ego acata o princípio da realidade; diferenciando o que é da mente e o que é do mundo externo; enquanto o id segue o princípio do prazer, conhecendo somente a realidade subjetiva da mente.
  • Superego: é a instância que se assemelha a um juiz, no tocante ao ego e visa também a impedir a passagem dos impulsos do id.
  • Spaltung: surge apartir dos conflitos pulsionais que eram amplamente satisfeitos antes do nascimento. Significa que o aparelho psíquico já contém uma falha, que é a lógica do sujeito dividido do inconsciente. O EU é uma instância que não se conclui, pois em seu âmago possui esta divisão e se formará ao redor dela. Tudo o que é externo, num julgamento inicial será a considerado se é algo bom ou mal. Sendo bom deve ser incorporado e que for mal deve ser colocado para fora.
  • O Eu se forma a partir do processo de modificação do id, que ocorre pelo contato com a realidade. O Eu surge do princípio da alteridade.
  • Na fase em que as inscrições no Eu são traços, ocorre o que Freud denominou de identificação inaugural ou primordial, o recém-nascido encontra-se no estado de desamparo inicial, que é a abertura ao psiquismo, observando-se um desencontro, entre este desamparo, o estado de urgência e o objeto original que se perdeu.
  • Segundo Feres 2009 “o represamento da libido no eu é sentido como desprazeroso, quando acontece a vida psíquica se vê forçada a ultrapassar fronteiras do narcisismo e depositar a libido nos objetos”.
  • O narcisismo em psicanalise se refere ao movimento da libido sobre si mesmo.