Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Fórum avaliativo

Freud como médico teve um olhar muito humano sobre seus pacientes histéricos. Conseguiu entender que os males psíquicos eram expressados através de doenças externas. Entendeu que a fala e a associação livre, libertavam os traumas e ajudavam a sublimar as dores mais profundas.

Nesse primeiro momento do curso, estou me situando em como a psicanálise foi desenvolvida por Freud. Através de erros e acertos, essa ciência que hoje é essencial na sociedade de desenvolveu de maneira explêndida. Atualmente, é uma das áreas que trabalham para propor ao indivíduo um melhor entendimento consigo, além de buscar superar traumas e dificuldades.

Freud através de sua persistência em entender como funcionava a mente humana, desenvolveu a psicanálise para que pudesse focar seu conhecimento como médico a buscar informações e tratamentos para pessoas com problemas psíquicos e traumas e assim tratá-las para amenizar suas neuroses.

Percebo que Freud teve olhares que cabiam a sua época. Muitos desses culturais. Mesmo assim considero ser atual as descobertas e ensino sobre o consciente, o pré-consciente e inconsciente. E também o id, o ego, e o superego. Fez sentido para mim a ideia proposta por ele que o id é essa instância psiquica regida por diversas "energias" e pulsões que nem sempre tendem a se manifestar de foran socialmente aceitáveis, e muito disso devido a nossas vivências traumáticas. Acredito que vale pensarmos no papel da cultural, das leis, da moralidade, e dos ideais sociais que acabam contribuindo para formação de nossas angústias. Percebo a necessidade de sabermos de forma amplificada questões sociais, raciais e de gênero- pois, entendo que "desvendar" o incosciente, é desvendar esse outro situado num lugar social, e esse lugar por si só tem suas dores e privilégios, que, se não entendidos, poderão contribuir para a não compreensão do sofrimento vivido pelo paciente.

Pela minha percepção, Freud consegue se manter na atualidade. Seus estudos, teorias e analises são de uma grande coerência. Me fez pensar e repensar em quantos aspectos da vida tentamos ''deixar de lado'' para esconder e não sentir, mas que de algum modo esse ''esquecimento'' nos afeta; devemos buscar entender as dores, ou traumas, o que não significa que iremos necessariamente conseguir curar, mas ao menos saber conviver com isso conscienmente.

Acho incrível como Freud conseguiu perceber há tanto tempo que o ambiente é definitivo para a formação do indivíduo, quebrando a lógica naturalista e racista que prega que os comportamentos humanos são completamente individuais e que existe completo livre arbitrio

Não tinha esse olhar quanto é importante a psicanalise em nossas vidas, como a mente humana é complexa e facinante.