Fórum avaliativo.
Citação de Adailson05 em setembro 13, 2024, 3:46 pmFoi possível aprender sobre a psique o Id, ego e superego e suas diferenças. O consciente, subconsciente e a sublimação. Alem da história da psicanálise.
Foi possível aprender sobre a psique o Id, ego e superego e suas diferenças. O consciente, subconsciente e a sublimação. Alem da história da psicanálise.
Citação de Patricia Rigon de Oliveira em setembro 13, 2024, 6:38 pmInteressante a psicanálise. O conteúdo subjetivo de cada um e a interação com o mundo objetivo. Estamos em constante confronto nesta interrelação. O que não realizamos como gostaríamos, ainda podemos sublimar de forma criativa, promovendo nosso auto desenvolvimento e bem-estar. O equilíbrio na sociedade dessas forças selvagens de diversos ids, penso ser de suma importância. Entra aí a educação social, o bom senso, as condutas éticas. O fortalecimento do ego saudável de cada um, o superego como agente equilibrante do id infantil. Devemos ser autoridades de nós mesmos, de nosso próprio mundo íntimo e externalizar de forma saudável para que os outros seres sociais sejam beneficamente influenciados pelo nosso conteúdo psíquico. E por sua vez, o mundo objetivo chegue a nós de forma a contribuir em nosso viver, sem demasiada opressão, sem demasiada satisfação de desejos caprichosos e libertinagem. Dessa forma, somos autoridade de nós mesmos e também ganhamos espaço na sociedade, não por escândalos ou narcisismos, como acontece muitas vezes hoje em dia (em um mundo dominado por jovens influenciadores de internet), mas por vivermos de forma responsável e consciente. Muitos problemas são minimizados neste caminho.
Interessante a psicanálise. O conteúdo subjetivo de cada um e a interação com o mundo objetivo. Estamos em constante confronto nesta interrelação. O que não realizamos como gostaríamos, ainda podemos sublimar de forma criativa, promovendo nosso auto desenvolvimento e bem-estar. O equilíbrio na sociedade dessas forças selvagens de diversos ids, penso ser de suma importância. Entra aí a educação social, o bom senso, as condutas éticas. O fortalecimento do ego saudável de cada um, o superego como agente equilibrante do id infantil. Devemos ser autoridades de nós mesmos, de nosso próprio mundo íntimo e externalizar de forma saudável para que os outros seres sociais sejam beneficamente influenciados pelo nosso conteúdo psíquico. E por sua vez, o mundo objetivo chegue a nós de forma a contribuir em nosso viver, sem demasiada opressão, sem demasiada satisfação de desejos caprichosos e libertinagem. Dessa forma, somos autoridade de nós mesmos e também ganhamos espaço na sociedade, não por escândalos ou narcisismos, como acontece muitas vezes hoje em dia (em um mundo dominado por jovens influenciadores de internet), mas por vivermos de forma responsável e consciente. Muitos problemas são minimizados neste caminho.