Fórum Avaliativo
Citação de ABEL DIAS DE OLIVEIRA em novembro 24, 2024, 4:06 pmNesse módulo, aprendi bastante sobre a Psicanálise e como Freud desenvolveu suas ideias. Foi interessante entender o contexto histórico em que ele começou a explorar a mente humana e a importância disso para o estudo do comportamento. Os conceitos de consciente e inconsciente chamaram atenção, porque mostram como boa parte do que fazemos e sentimos é influenciada por coisas que não percebemos diretamente.
O conceito de sublimação também foi algo que me marcou. Freud explicou que ela transforma impulsos que poderiam ser destrutivos em ações positivas e aceitas pela sociedade. Isso me fez pensar no quanto esse mecanismo ajuda tanto o indivíduo quanto o coletivo, mantendo um equilíbrio entre os dois.
Por fim, foi enriquecedor ver como a Psicanálise vai além do consultório e se conecta com a sociedade e a cultura. Ela aparece na arte, na literatura e até nas discussões sobre comportamento. Esse módulo foi uma oportunidade de refletir sobre como a Psicanálise ajuda a gente a entender melhor a nós mesmos e o mundo ao nosso redor.
Nesse módulo, aprendi bastante sobre a Psicanálise e como Freud desenvolveu suas ideias. Foi interessante entender o contexto histórico em que ele começou a explorar a mente humana e a importância disso para o estudo do comportamento. Os conceitos de consciente e inconsciente chamaram atenção, porque mostram como boa parte do que fazemos e sentimos é influenciada por coisas que não percebemos diretamente.
O conceito de sublimação também foi algo que me marcou. Freud explicou que ela transforma impulsos que poderiam ser destrutivos em ações positivas e aceitas pela sociedade. Isso me fez pensar no quanto esse mecanismo ajuda tanto o indivíduo quanto o coletivo, mantendo um equilíbrio entre os dois.
Por fim, foi enriquecedor ver como a Psicanálise vai além do consultório e se conecta com a sociedade e a cultura. Ela aparece na arte, na literatura e até nas discussões sobre comportamento. Esse módulo foi uma oportunidade de refletir sobre como a Psicanálise ajuda a gente a entender melhor a nós mesmos e o mundo ao nosso redor.