Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Fórum Avaliativo

Compreender a constituição do eu, não é tão simples, porém é libertador. Pois comecei a entender que sendo derivado do Id, mais a interação do mundo exterior, o eu como instância, está sempre em movimento. Bem como também a diferença do “eu ideal”, para o “ideal do eu”, faz com que busquemos uma idealização que pode ignorar a essência de quem realmente somos. Ser é uma realidade que está sempre em movimento no aqui e agora. Refletindo sobre o self (Damásio), aprendo que sentir-se um ser é por demais importante, para a consciência do eu, sem essa capacidade, certamente teríamos muita dificuldade de nos reconhecermos como indivíduos que constrói história.

No caso da esquizofrenia, percebi que o narcisismo é um fator determinante no desenvolvimento do comportamento do esquizofrênico. Sua busca pela satisfação de um desejo que sempre retorna para si mesmo, nunca será solucionado, bastando apenas um tratamento que procure dar ao esquizofrênico, menos exposição de riscos a sua segurança.

Para a análise do caso de tatuagem, percebi que carregamos dentro de nós, dores, e que desejamos amenizá-las de alguma forma. Sendo o corpo onde as sensações se manifestam, também será através dele que manifestaremos o desejo de controlar essas mesmas dores. Procuraremos dar um significado positivo, porém isso poderá ter um efeito contrário caso não saibamos a causa das dores.

A metapsicologia mesmo sendo um termo que se aproxima muito da metafísica da filosofia, em psicanálise torna-se um método de pesquisa que não se fecha, mas sim promove a amplitude do conhecimento da psique humana.