Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Fórum avaliativo conceito do eu e da personalidade

A noção de imagem e constituição do eu na psicanálise. A ideia de imagem do eu está diretamente relacionada ao conceito da fase do desenvolvimento psicossexual de Freud. De acordo com essa teoria, uma criança passa por várias fases do desenvolvimento. Durante essa fase, partes diferentes do corpo tornam-se a principal fonte de prazer e, finalmente, formam a identidade e a imagem do eu. Em primeiro lugar, durante a fase oral, a principal parte do corpo a partir da qual a criança recebe prazer é a boca. A maneira como a criança é alimentada e o que acontece com seu relacionamento com o seio materno começa a formar a primeira fase da imagem do eu.

Fase anal, em que o foco está no controle dos esfíncteres. Como os pais abordam o treinamento do banheiro afeta a autoimagem e a autoestima; fase fálica, onde o foco está nos órgãos genitais. Durante esta fase, a identificação com o mesmo sexo e o complexo de Édipo ocorre, sendo este último crucial para a formação de uma imagem de gênero e da imagem do eu; fase de latência, retratando um interesse sexual reprimido e consequente direcionamento de energia para outras atividades, como socialização. Aqui, a imagem do eu começa a ser afetada pela interação social e padrões e normas culturais; genital, fase onde ocorre a maturidade sexual, e a energia libidinal move-se para fora do eu para o outro.

Em psicologia social, a imagem do eu é considerada o resultado de interações sociais e como os outros percebem nossa própria pessoa. A teoria da identidade social argumenta que a autoimagem obra a partir de fatores intrapsíquicos e fatores sociais, como fatores de pertencimento a grupos, papéis sociais e comparações. O autoconceito é a imagem refletida de nós mesmos. Influenciada pela experiência individual, mas também pela comparação com outras pessoas e pelos papéis sociais. Identidade social é nossa parte do autoconceito baseada em pertencimento e posição em grupos sociais. Pode ser nossos grupos de gênero, etnia, raça, religião e ocupação.