Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

FÓRUM AVALIATIVO - CONCEITO DO EU E DA PERSONALIDADE

O CONCEITO DO EU DE FREUD ENTORPECE  E NOS FAZ VER O QUÃO ALIENADOS AINDA ESTAMOS EM RELAÇÃO AO PADRÃO DE CONSCIÊNCIA. SEGUNDO DAMAZIO, UMA MENTE CONSCIENTE É UMA MENTE COM UM EGO DENTRO DELA. O EGO É RESPONSAVÉL PELA NOSSA EXISTÊNCIA, FTZGERALD AFIRMA QUE "AQUELE QUE INVENTOU A CONSCIENCIA TERIA MUITO DO QUE SER CULPADO" PORÉM, NÃO TÊ-LA NÃO NOS DARIA ELUCIDAÇÃO, CERTEZA DO EXISTIR, OU EMOÇÕES COMO FELICIDADE PLENA, E SENTIMENTOS DE TRANSCEDÊNCIA...ASSIM COMO POSSIBILIDADE DE INTERAÇÕES DO EU COM O OBJETO. CONSCIÊNCIA DE SI É UM PREMIO! A GRANDE,  PERTURBAÇÃO QUE NOS FAZ AMAR, E NOS APAIXONAR...MAS, AFINAL, COMO AMAMOS? AMAR É O EMPOBRECIMENTO DO EU, É QUANDO A HUMILDADE PREVALECE E A EMPATIA NASCE, QUEM AMA É HUMILDE, E ISSO SÓ É POSSIVEL QUANDO PASSAMOS PELO COMPLEXO DE ÉDIPO EM SEUS TRÊS TEMPOS! QUANDO CHEGAMOS NA FASE DO SUPEREGO, ONDE A NOSSA LIBIDO É DIMINÍDA EM VIRTUDE DO ENTEDIMENTO DO VIVER E CONVIVER EM SOCIEDADE, NA FORMAÇÃO DO NOSSO CARÁTER E PERSONALIDADE. FORA DESSA REALIDADE DE EU, TEMOS AQUILO QUE CHAMAMOS DE NARCISISMO: FREUD DISSE: "CONCENTRADA ESTÁ A SUA ALMA NO ESTREITO ORIFÍCIO DO MOLAR" OU SEJA, A MINHA DOR É MAIOR QUE A SUA, E EU NAO ESTOU INTERESSADO EM SABER ONDE LHE DÓI. O NARCISISTA SE ALIMENTA DO DESEJO DO OUTRO, DA EMOÇÃO DO OBJETO DE DESEJO. ALÉM DISSO, TRAZEMOS CONCEITOS DE PROTOSELF, SELF CENTRAL E SELF AUTOBIGRAFICO, FAZENDO REFERÊNCIA RESPECTIVAMENTE AO EU - CORPORAL, MEMÓRIA E "EU".

Luiz Marcos Leite do Nascimento has reacted to this post.
Luiz Marcos Leite do Nascimento

O conceito do EU que na verdade rege nossa personalidade enquanto bebês, é visto pela psicanálise como marca desde o nascimento,  acrescidas pelas  informações que são passadas na gestação que seriam os estímulos do ambiente. Lacan que cita a constituição do EU imaginário, a Neurociência vem dizer que toda emoção deriva de uma experiência logo essa imaginação pode ser atribuída a uma sensação  vivenciada pela genitora. Marcando a constituição psíquica no inconsciente . Pode ser imaginária para o sujeito consciente, mas na prática foi experiênciado. A constituição da  personalidade vai depender da exposição social a quê este indivíduo seja confrontado na fase inicial da vida, já com o Eu modelado.

Lacan que cita a constituição do EU
imaginário, a Neurociência vem dizer
que toda emoção deriva de uma
experiência logo essa imaginação
pode ser atribuída a uma sensação
vivenciada pela genitora de um bebê Marcando
a constituição psíquica no
inconsciente. Pode ser imaginária
para o sujeito consciente, mas na
prática foi experiênciado. A
constituição da personalidade vai
depender da exposição social a quê
este indivíduo seja confrontado na
fase inicial da vida, já com o Eu
modelado.

a personalidade e o euu e de formas diferentes a personalidade e adquirida moldada o eu e atemporal.

O "EU" de Freud eu ainda terei que estudar muito para entender sua extensão e seu desdobramento.

Ainda vive-se de forma parcial do "eu completo", vivemos diversos pedaços do que realmente somos, de acordo nossa posição, seja em casa, no trabalho e ou sociedade.

Na psicanálise, os conceitos de "eu" e "personalidade" são centrais para a compreensão do funcionamento psíquico do ser humano. Esses conceitos foram elaborados principalmente por Sigmund Freud e posteriormente desenvolvidos por outros psicanalistas, como Jacques Lacan.

"Eu" (Ego): Na psicanálise, o "eu" é uma instância que medita entre os impulsos, as normas sociais e a realidade externa, sendo essencial na formação da personalidade.

Personalidade: A personalidade é vista como um produto dinâmico de conflitos internos e externos, influenciada pelo desenvolvimento psicossexual e pelos mecanismos de defesa.

Esses conceitos sublinham a complexidade da psique humana e o papel central do inconsciente na formação do "eu" e da personalidade.

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱