Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Fórum Avaliativo - Conceito do Eu e da personalidade

Durante o módulo vimos os conceitos que envolvem a constituição do Eu, comparado em certo ponto com o Self de Damásio, mostrando seus pontos em comum e suas dissonâncias.

Para isso foi iniciada uma visão do aparelho psíquico, detalhando suas partes e funções, como o aparelho perceptual, o id, o ego e o pré-consciente.

Passamos então para uma leitura sobre o conceito do eu e da personalidade, falando sobre a constituição do eu envolvendo a internalização de experiências e a distinção entre o interno e externo, sobre os narcisismos primário e secundário, e o impacto disso na personalidade.

Estudamos  conceitos fundamentais para a compreensão da mente humana, incluindo o "eu" (ou ego) e a personalidade. Esses conceitos fazem parte da teoria psicanalítica, que é centrada na ideia de que a mente é composta por diferentes componentes que interagem entre si.O conceito de "eu" em  refere-se à parte da mente que gerencia e equilibra as necessidades básicas e instintivas com a realidade e a moralidade, enquanto a personalidade é vista como o produto da interação contínua entre as diferentes partes da mente ao longo do desenvolvimento

Na psicanálise, a personalidade humana é composta por três componentes principais: o Id, o Ego e o Superego.

O Id, o aspecto primitivo da psique, é movido por desejos e impulsos instintivos, buscando gratificação imediata e operando segundo o princípio do prazer, sem consideração pelas consequências. Em contraste, o Superego incorpora a internalização das normas morais e sociais adquiridas ao longo do desenvolvimento, funcionando como uma consciência que impõe padrões éticos e regras de conduta. O Ego, atuando como mediador, navega os desejos frequentemente conflitantes do Id e as exigências rígidas do Superego. Ele enfrenta a realidade e busca soluções práticas e adaptativas para satisfazer os desejos do Id de maneira aceitável e realista, enquanto cumpre as normas estabelecidas pelo Superego. O Ego é responsável por administrar esses conflitos internos e responder de forma eficaz às demandas externas.

Lucinéia Albino has reacted to this post.
Lucinéia Albino

A teoria da personalidade de Freud nos mostra que somos seres complexos, com diferentes forças internas em constante interação. Compreender a dinâmica entre o Id, o Ego e o Superego pode nos ajudar a encontrar um equilíbrio saudável em nossas vidas, promovendo uma maior compreensão de nós mesmos e dos outros.

E a forma como uma pessoa se comporta e pensa.

o vídeo foi muito interessante .

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱