Fórum Avaliativo: Escolas da Psicologia - Psicanálise e Behaviorismo
Citação de Gustavo Tomasi | Mixsalive em novembro 11, 2024, 7:28 pmNeste módulo, pode-se comparar aspectos entre a escola psicanalítica - que direciona seus princípios a aspectos metapsicológicos - e a escola behaviorista - inclinada à observação empírica de ações e reações mentais e a atuação destes resultados nos comportamentos humanos: enquanto a primeira baseia-se em elementos de origem inconsciente e suas intervenções no agir do indivíduo, a segunda fundamenta-se apenas em causas e efeitos observáveis e seus resultados - condicionamentos - no sujeito, desconsiderando ideias impalpáveis ou inobserváveis experimentalmente (vale destacar o surgimento de escolas cognitivo-comportamentais que consideram aspectos psicanalíticos - ou pelo menos metapsicanalíticos - no entendimento behaviorista.
O módulo também aprofunda-se na teoria kleiniana e a clínica infantil, apresentando as fases esquizoparanoide e depressiva no desenvolvimento da criança. Ao mesmo tempo, discorre sobre a teoria lacaniana e a importância da linguagem na construção mental no início da vida.
Dentro do estudo behaviorista, o módulo explica e exemplifica as diferenciações entre o behaviorismo clássico ou metódico – inspirado por Pavlov e desenvolvido por Watson – e o behaviorismo radical – elaborado por Skinner. Edward Tolmann, mais tarde, apresentou o behaviorismo intencional, que leva em consideração aspectos do ambiente em sua formulação, guiado por propósitos e metas. Albert Bandura propôs a Teoria da Aprendizagem Social, que confere um papel ativo aos fenômenos mentais para a produção do comportamento.
O estudo das interações entre psicanálise e saúde coletiva também preenche o módulo, bem como uma análise aprofundada da função dos sintomas clínicos na organização psíquica. O diagnóstico e a transferência – este aspecto fundamental ao estudo e trabalho psicanalítico – também são estudados no módulo, e também a influência de aspectos culturais e sociais no melhor desenvolvimento e desempenho de clínicas sociais baseadas em psicanálise. Ganha também destaque a clínica infantil: a importância – ou não-importância – dos pais no processo de tratamento psicanalítico em crianças e a transferência oriunda disso; e a identificação projetiva como elemento de transferência.
Neste módulo, pode-se comparar aspectos entre a escola psicanalítica - que direciona seus princípios a aspectos metapsicológicos - e a escola behaviorista - inclinada à observação empírica de ações e reações mentais e a atuação destes resultados nos comportamentos humanos: enquanto a primeira baseia-se em elementos de origem inconsciente e suas intervenções no agir do indivíduo, a segunda fundamenta-se apenas em causas e efeitos observáveis e seus resultados - condicionamentos - no sujeito, desconsiderando ideias impalpáveis ou inobserváveis experimentalmente (vale destacar o surgimento de escolas cognitivo-comportamentais que consideram aspectos psicanalíticos - ou pelo menos metapsicanalíticos - no entendimento behaviorista.
O módulo também aprofunda-se na teoria kleiniana e a clínica infantil, apresentando as fases esquizoparanoide e depressiva no desenvolvimento da criança. Ao mesmo tempo, discorre sobre a teoria lacaniana e a importância da linguagem na construção mental no início da vida.
Dentro do estudo behaviorista, o módulo explica e exemplifica as diferenciações entre o behaviorismo clássico ou metódico – inspirado por Pavlov e desenvolvido por Watson – e o behaviorismo radical – elaborado por Skinner. Edward Tolmann, mais tarde, apresentou o behaviorismo intencional, que leva em consideração aspectos do ambiente em sua formulação, guiado por propósitos e metas. Albert Bandura propôs a Teoria da Aprendizagem Social, que confere um papel ativo aos fenômenos mentais para a produção do comportamento.
O estudo das interações entre psicanálise e saúde coletiva também preenche o módulo, bem como uma análise aprofundada da função dos sintomas clínicos na organização psíquica. O diagnóstico e a transferência – este aspecto fundamental ao estudo e trabalho psicanalítico – também são estudados no módulo, e também a influência de aspectos culturais e sociais no melhor desenvolvimento e desempenho de clínicas sociais baseadas em psicanálise. Ganha também destaque a clínica infantil: a importância – ou não-importância – dos pais no processo de tratamento psicanalítico em crianças e a transferência oriunda disso; e a identificação projetiva como elemento de transferência.