Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Fórum Avaliativo Módulo III

Em relação ao processo de constituição do eu, Freud revela que o eu não é uma realidade originária, ele é constituído num processo de encontro com dimensões de alteridade. Na primeira tópica, as discussões sobre a presença do outro na constituição do eu aparecem via noção do narcisismo e, na segunda tópica, Freud aproxima mais o eu das questões de alteridade, anunciando a sua criação partir de um processo de modificação do Id. Quanto a personalidade, para a psicanálise, trata-se de um conceito que se refere as características únicas e estáveis de um  indivíduo. A Teoria Estrutural da psicanálise divide a personalidade em três componentes: Id, ego e superego e cada uma dessas partes é responsável por diferentes aspectos da personalidade e definem como o indivíduo age e se relaciona. O id, q se trata da parte inconsciente, representa as pulsões, o Ego representa a racionalidade e o superego representa o senso moral.

Para falar sobre o conceito do Eu e da personalidade  irei descrever que: Eu" na teoria da personalidade de Freud poderia ser: "O 'Eu' é a instância psíquica que busca equilibrar os desejos instintivos do 'Id' e as exigências da realidade, promovendo uma adaptação saudável do indivíduo ao mundo."