Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

FÓRUM AVALIATIVO - PSICANÁLISE E BEHAVIORISMO

O ESTUDO DA MENTE E DOS COMPORTAMENTOS ENFIM SE ENCONTRAM! A PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL VEM AGREGAR GRANDE ENSINAMENTO, ELA TEM UMA VERTENTE EXPERIMENTAL, ONDE BUSCA TESTAR, REPLICAR E VALIDAR COMPORTAMENTOS. HÁ INFINITAS TEORIAS E MUITOS ESTUDIOSOS FAMOSOS. ENTRE ELES CITAMOS SKINNER E WATSON, O PRIMEIRO NOS TRÁS O CONCEITO DE CONDICIONAMENTO OPERANTE (RADICAL), ONDE O COMPORTAMENTO É VALIDADO ATRAVÉS DE RECOMPENSAS, LEVA EM CONSIDERAÇÃO SEUS PENSAMENTOS E EMOÇÕES. O SEGUNDO, CONDICIONAMENTO CLÁSSICO (METODOLÓGICO), AQUI DESCARTAM-SE PENSAMENTOS E EMOÇÕES, E TEMOS O CONCEITO DO COMPORTAMENTO REFLEXO, QUE CONSISTE NAS NOSSAS ATIVIDADES DIÁRIAS (ANDAR, DORMIR, NADAR, ESPIRRAR..)

DIFERENÇAS A SEREM CONSIDERADAS:

1 – A psicologia comportamental trabalha baseada na relação estímulo-comportamento-efeito, enquanto a psicanálise baseia-se na análise do consciente, pré-consciente e inconsciente.

2 – A Comportamental compreende uma série de teorias experimentais – por exemplo, a teoria de condicionamento clássico de PAVLOV e operante de SKINNER. Ambas as teorias enfatizam formas de aprendizagem associativa. Enquanto a psicanálise de FREUD se apoia na teoria do iceberg, na qual a mente humana compreende o consciente, pré-consciente (acessíveis) e inconsciente (não acessível).

3 – Em suas origens, a psicologia comportamental é baseada na experimentação científica, enquanto a psicanálise se origina de estudos de casos e ensaios sobre mecanismos psíquicos.

Neste sentido, estas duas escolas de pensamento são afastadas, já que os behavioristas rejeitam a imagem mentalista da psicanálise e a psicanálise favorece o estudo da mente humana, e em especial o inconsciente, como maneira de compreender o indivíduo.

NESTE CONTEXTO, AINDA TEMOS MELANIE KLEIN: UMA PSICANALISTA AUSTRIACA, QUE TEM UM CONTATO COM A PSICANÁLISE UM TANTO DIFERENTE:

Na psicanálise kleiniana a interpretação visa buscar e possibilitar contato que seja emocionalmente vivo com relação a experiências vivenciadas pelo analisando. Melanie Klein considera a experiência emocional como a base da vida psíquica, como o que lhe dá significado e que existe e acontece tanto no consciente como no inconsciente. Para Freud, a emoção é um subproduto da vida pulsional, constituindo-se como uma vivência consciente, isto é, um elemento que indica a presença de um conflito pulsional inconsciente. A importância conferida às emoções inconscientes como fator central da vida psíquica dos indivíduos, que a organiza e lhe dá significado, é uma característica básica do sistema kleiniano que o diferencia de outras linhas de psicanálise.

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱