forum VI memória e cognição
Citação de Eveline Rojas em janeiro 25, 2025, 3:07 amCognição é o processo mental pelo qual há o processamento de todas as experiências e aprendizados. Diz respeito a nossa capacidade mental de pensar, entender, aprender e memorizar informações. A mente analisa, organiza e conecta conhecimentos já armazenados na memória para que seja possível compreender, tirar conclusões e ter insights. A cognição é, então, a maneira singular que cada mente humana compreende e interage com o mundo. A memória é um dos principais processos cognitivos, junto com a atenção, a percepção, o pensamento, a resolução de problemas e a linguagem, por exemplo. Na memória o cérebro humano armazena e depois recupera informações. A codificação, a retenção e a recuperação são processos da memória que influenciam a promoção da aprendizagem. O reconhecimento da singularidade dos recursos cognitivos, afetivos e psicomotores de cada indivíduo, junto a adequação das ferramentas e estratégias de ensino, afetarão a retenção e o aprendizado do sujeito a longo prazo. Durante o aprendizado, os processos cognitivos precisam atuar conjuntamente: precisamos prestar atenção, processar as informações, armazená-las na memória, relacioná-las com conhecimentos prévios e aplicá-las em novas situações. É assim que assimilamos o conhecimento e a desenvolvemos novas habilidades.
Cognição é o processo mental pelo qual há o processamento de todas as experiências e aprendizados. Diz respeito a nossa capacidade mental de pensar, entender, aprender e memorizar informações. A mente analisa, organiza e conecta conhecimentos já armazenados na memória para que seja possível compreender, tirar conclusões e ter insights. A cognição é, então, a maneira singular que cada mente humana compreende e interage com o mundo. A memória é um dos principais processos cognitivos, junto com a atenção, a percepção, o pensamento, a resolução de problemas e a linguagem, por exemplo. Na memória o cérebro humano armazena e depois recupera informações. A codificação, a retenção e a recuperação são processos da memória que influenciam a promoção da aprendizagem. O reconhecimento da singularidade dos recursos cognitivos, afetivos e psicomotores de cada indivíduo, junto a adequação das ferramentas e estratégias de ensino, afetarão a retenção e o aprendizado do sujeito a longo prazo. Durante o aprendizado, os processos cognitivos precisam atuar conjuntamente: precisamos prestar atenção, processar as informações, armazená-las na memória, relacioná-las com conhecimentos prévios e aplicá-las em novas situações. É assim que assimilamos o conhecimento e a desenvolvemos novas habilidades.