Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Freud ,a origem da psicanalise e o entendimento para as dores psiquicas

A psicanálise foi criada por Sigmund Freud no final do século XIX, a partir dos seus estudos da psique humana. Freud formou-se em medicina na Universidade de Viena em 1881, especializou-se em psiquiatria e tornou-se um renomado neurologista. Em 1885, foi a Paris financiado pela Universidade de Viena e conheceu o médico francês Jean-Matin Charcot, o que o influenciou na criação da psicanálise. 

A psicanálise é uma linha psicoterapêutica complexa e intensa que tem como objetivo mergulhar na psique humana e estudar os fatores escondidos na mente inconsciente. A psicanálise destaca processos mentais inconscientes e tem como pressuposto fundamental a tese de que o inconsciente determina os nossos modos de ser, as nossas escolhas e os nossos meios de repetição que repercutem tanto nas nossas características pessoais quanto no nosso comportamento. 

A psicanálise trouxe à tona aquilo que também tinha sido recusado, provocando escândalo ao pôr no centro dos transtornos mentais o tema da sexualidade, a qual está na base da constituição do humano. 

 

A dor psíquica invade todo o seu ser! Dói o pensar, dói o sentir e dói o agir! A dor psíquica pode ser o resultado do dilaceramento da nossa fonte de amparo e da esperança. A dor psíquica pode nos deixar isolados de outras pessoas, aquelas mesmas que poderiam nos ajudar a restabelecer o elo com a vida.

O cérebro é o responsável pelo que percebemos à nossa volta. Nosso cérebro atua fundamentando, dando e significado aos sinais recebidos interna e externamente por meio dos nossos sentidos. Na Grécia antiga, Hipócrates (460 a.C. – 370 d.C.), representa a primeira corrente que defende a integração corpo e mente, tratar o indivíduo em toda sua totalidade, uma perspectiva holística em somatizar.

A psicanalise,a partir das teorias apresentadas por Freud, traz a luz, aquilo que as pessoas deixam escondido,podendo ajudar aqueles que buscam, o entendimento para suas frustaçoes.

 

Se não controlamos os pulsos do nosso aparelho psiquico, estamos nos inferiorizando nosso racional, estamos evitando ficar saudável e estamos acabando desequilibrando o Id, ego e superego, segundo Freud. Por isso os disturbios mentais e psicologicos precisam ser remediado por escolhas que devemos abraçar nos meios de comunicação e racionalidade correta acerca da saude, bem estar de todos no meio social e iniciativa para resolver os problemas.