Freud e Damásio
Citação de Helma Pereira de Carvalho Silva em abril 15, 2025, 3:54 pmO conceito de "eu" e personalidade em Freud e Damásio apresenta perspectivas distintas, mas complementares. Freud definiu o "eu" como parte da estrutura psíquica, mediando entre os impulsos do "id" e as exigências do "superego", desempenhando um papel crucial na formação da personalidade. Já António Damásio, neurocientista contemporâneo, vê o "eu" como um fenômeno emergente da consciência, enraizado em processos biológicos. Damásio enfatiza a inter-relação entre emoção e razão na construção da identidade pessoal, argumentando que nosso senso de "eu" está profundamente ligado à experiência corporal e emocional. Ambos os pensadores contribuem para uma compreensão rica e multidimensional da personalidade, mesclando aspectos psicológicos e biológicos.
O conceito de "eu" e personalidade em Freud e Damásio apresenta perspectivas distintas, mas complementares. Freud definiu o "eu" como parte da estrutura psíquica, mediando entre os impulsos do "id" e as exigências do "superego", desempenhando um papel crucial na formação da personalidade. Já António Damásio, neurocientista contemporâneo, vê o "eu" como um fenômeno emergente da consciência, enraizado em processos biológicos. Damásio enfatiza a inter-relação entre emoção e razão na construção da identidade pessoal, argumentando que nosso senso de "eu" está profundamente ligado à experiência corporal e emocional. Ambos os pensadores contribuem para uma compreensão rica e multidimensional da personalidade, mesclando aspectos psicológicos e biológicos.