Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Freud e os mecanismos de defesa

Quanto mais me aprofundo no tema, mais gosto do que leio e reconheço a genialidade do pai da psicanálise. Freud, propor que existem nove mecabismos de defesa e que em algum momento todo ser humano se utiliza de pelo menos um deles, como subterfúgio criado pelo ego (a concepção que todo mundo tem a respeito de si mesmo) diante de determinadas situações, com o objetivo de nos proteger de prováveis dores, sofrimentos e decepções. E, mais: manter a integridade do ego perante os estímulos externos e as exigências das outras instâncias psíquicas, o Id e Superego ao longo da vida, onde encaramos situações que nem sempre são agradáveis ao consciente, e o ego, com o objetivo de proteger nossa integridade perante as possíveis ameaças, se vale desses mecanismos.

Pois bem, como dito anteriormente, Freud aponta esses mecanismos como universais, ou seja, todo mundo faz uso deles, em maior ou menor escala, e o uso excessivo desses mecanismos pode abrir as portas para os transtornos psicológicos. A função desses mecanismos é diminuir a tensão e ansiedade causadas pelas situações adversas pela qual o ego passa.

Portanto, esse módulo traz um marco na compreensão da atitudes, pensamentos e emoções abordadas pelo pai da psicanálise!