Funções Basicas psicologicas: Memória
Citação de Marilaine Ventino em abril 28, 2024, 7:14 pmFórum Avaliativo : Funções Psicológicas Básicas – Memória e Cognição
Nossa memória nos permite recuperar uma grande quantidade de informação, mas falhas são comuns.
Quando exploramos nosso cérebro em busca de informações, ocorrem diversos processos que estão relacionados a memória. O processo de registrar a informação na memória se chama codificação, é o primeiro estágio ao se lembrar de algo. Podendo haver falhas na retenção da informação, o processo de manutenção do material na memória, é chamado de armazenamento, se esta informação não puder ser armazenada da forma correta não poderá ser acessada mais tarde.
Existe também o processo de recuperação deste material armazenado, que consiste em ser localizado e trazido para a consciência para ser acessado.
Memória é o processo pelo qual, codificamos, armazenamos e recuperamos as informações .
TEORIA DOS 3 SISTEMAS DE MEMÓRIA:
Memória Sensorial: Se refere ao armazenamento inicial momentâneo da informação sensorial, que dura apenas um instante.
Memória de Curto Prazo: Que guarda informações por até 25 segundos, e as armazena de acordo com seu significado, ao invés de um simples estimulo sensorial.
Memória de Longo Prazo: Informações são armazenadas com base permanente e pode ser difícil recuperá-las.
ENSAIO:Transferência de material da memoria de curto prazo, para a longo prazo, que é a repetição de informações que entraram na memoria de curto prazo.
Memórias de Trabalho: Conjunto que armazena ativos e temporários de memória que ativamente manipulam e ensaiam informações .
Memória Declarativa: Memoria para informações factuais, como nomes, rostos, datas, pode ser dividida em :
semântica: para conhecimento geral, regras e lógica
episódica:para eventos que ocorrem em uma hora, local,ou contexto especifico
Memória de Procedimento: Refere-se a memória por habilidades de hábitos, e coisas que não foram armazenadas na memória declarativa
Pista de Recordação: É o estimulo que nos permite recordar com maior facilidade informações que estão na memória d elongo prazo, sendo uma palavra, emoção ou som.
Reconhecimento: tarefa de memória em que indivíduos recebem um estimulo e devem saber se já foram expostos a ele no passado, ou identificá-lo em uma lista de alternativas
Teoria de Níveis de processamento:Teoria da memória que enfatiza o grau em que o material novo é mentalmente analisado.
Memória Explicita : Recordação consciente ou intencional da informação.
Memória Implícita: Memórias das quais as pessoas não estão conscientes que afetam seu desempenho e comportamento subsequentes.
Primimg: Fenômeno em que a exposição de uma palavra ou conceito chamado prime facilita recordar informações relacionadas mais tarde, mesmo não havendo memória consciente da palavra ou do conceito original.
Memórias Vividas: Focadas em momentos específicos,importante ou surpreendente que são tão vividas, que representam uma especie de fotografia do evento.
Processos Construtivos: processos em que as memórias são influenciadas pelo significado que lhe atribuímos.
Esquemas: Corpos organizados de informações armazenadas na memoria que afetam a forma como novas informações são interpretadas, armazenadas e recordadas.
Memórias autobiográficas: Recordações e circunstancias de atos de nossas próprias vidas.
Fórum Avaliativo : Funções Psicológicas Básicas – Memória e Cognição
Nossa memória nos permite recuperar uma grande quantidade de informação, mas falhas são comuns.
Quando exploramos nosso cérebro em busca de informações, ocorrem diversos processos que estão relacionados a memória. O processo de registrar a informação na memória se chama codificação, é o primeiro estágio ao se lembrar de algo. Podendo haver falhas na retenção da informação, o processo de manutenção do material na memória, é chamado de armazenamento, se esta informação não puder ser armazenada da forma correta não poderá ser acessada mais tarde.
Existe também o processo de recuperação deste material armazenado, que consiste em ser localizado e trazido para a consciência para ser acessado.
Memória é o processo pelo qual, codificamos, armazenamos e recuperamos as informações .
TEORIA DOS 3 SISTEMAS DE MEMÓRIA:
Memória Sensorial: Se refere ao armazenamento inicial momentâneo da informação sensorial, que dura apenas um instante.
Memória de Curto Prazo: Que guarda informações por até 25 segundos, e as armazena de acordo com seu significado, ao invés de um simples estimulo sensorial.
Memória de Longo Prazo: Informações são armazenadas com base permanente e pode ser difícil recuperá-las.
ENSAIO:Transferência de material da memoria de curto prazo, para a longo prazo, que é a repetição de informações que entraram na memoria de curto prazo.
Memórias de Trabalho: Conjunto que armazena ativos e temporários de memória que ativamente manipulam e ensaiam informações .
Memória Declarativa: Memoria para informações factuais, como nomes, rostos, datas, pode ser dividida em :
semântica: para conhecimento geral, regras e lógica
episódica:para eventos que ocorrem em uma hora, local,ou contexto especifico
Memória de Procedimento: Refere-se a memória por habilidades de hábitos, e coisas que não foram armazenadas na memória declarativa
Pista de Recordação: É o estimulo que nos permite recordar com maior facilidade informações que estão na memória d elongo prazo, sendo uma palavra, emoção ou som.
Reconhecimento: tarefa de memória em que indivíduos recebem um estimulo e devem saber se já foram expostos a ele no passado, ou identificá-lo em uma lista de alternativas
Teoria de Níveis de processamento:Teoria da memória que enfatiza o grau em que o material novo é mentalmente analisado.
Memória Explicita : Recordação consciente ou intencional da informação.
Memória Implícita: Memórias das quais as pessoas não estão conscientes que afetam seu desempenho e comportamento subsequentes.
Primimg: Fenômeno em que a exposição de uma palavra ou conceito chamado prime facilita recordar informações relacionadas mais tarde, mesmo não havendo memória consciente da palavra ou do conceito original.
Memórias Vividas: Focadas em momentos específicos,importante ou surpreendente que são tão vividas, que representam uma especie de fotografia do evento.
Processos Construtivos: processos em que as memórias são influenciadas pelo significado que lhe atribuímos.
Esquemas: Corpos organizados de informações armazenadas na memoria que afetam a forma como novas informações são interpretadas, armazenadas e recordadas.
Memórias autobiográficas: Recordações e circunstancias de atos de nossas próprias vidas.