Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Iceberg

Gostaria de complementar o exemplo do Iceberg de Freud. O imenso bloco de gelo, onde apenas 1/3 dele ‘está visível’ aos olhos e o dobro do que é fisicamente visto está sob as águas - está oculto. A parte vista seria o nosso consciente (conhecido) logo abaixo estaria nosso pré-consciente (conhecido, porém às vezes nem sempre falado ou percepções-lembranças-perturbações, entre outros sentidos bons e/ou ruins. A parte mais profunda e também a mais gélida é o inconsciente-heranças genéticas que comprovam, determinam e moldam toda nossa personalidade, caráter, condutas, atos e ações. Id, Ego, Superego….. O Pai da Psicanálise dando início a tantos pensadores aqui neste maravilhoso curso mencionados e conhecidos por sua teorias; oriundas como filhos do Pai. Um rico estudo do ser e suas vivências….. LITERATURA conhecimento~ PSICANÁLISE autoconhecimento ~ FILOSOFIA - pensamentoS.
Estou maravilhada e afortunada por esta belíssima oportunidade de evolução mental, comportamental e neurológica; onde pude fisicamente sentir meu ganho de sinapses e que tenho a pretensão de ‘ajudar’ indivíduos que padecem como eu de violências atrozes. Posso dizer que o perdão beneficia primeiramente quem o dá e não quem o recebe. Difícil mas não impossível. Perdoar sim, porém esquecer …

Obrigada imensamente.