Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Id, Ego e Superego

Entender melhor o Id como a parte de minha mente responsável pelos meus impulsos mais primitivos, a minha parte que quer algo, sem pensar em suas responsabilidades, nos atos, ou até mesmo nas consequências,  no Ego como o mediador de tudo, aquele que tenta estabelecer uma forma de dar ao Id, sem que muito seja arriscado, enquanto o Superego é exatamente aquilo que me faz sentir culpa, me faz sentir que sou inferior, aumenta as gravidades de minhas escolhas, como se eu fosse uma pessoa pior, me faz questionar, me fez aprender, e sinto que posso encontrar uma forma de não me cobrar tanto, de fazer escolhas mais conscientes, e talvez um dia ajudar os outros nesse mesmo caminho confuso que é a nossa mente.

Ana Rubia Ferreira has reacted to this post.
Ana Rubia Ferreira

Concordo. Todavia, muitas vezes permitimos que o Superego se sobreponha e perdemos o controle até mesmo sobre o Ego. O Id como responsável pelos impulsos muitas vezes se sobressai, e é onde tomamos decisões precipitadas ou temos atitudes impensadas.

O Id  representa a nossa parte mais primitiva, os nossos desejos do inconsciente, impulsos irracionais, impensados. O Supergo vem para equilibrar esses impulsos, não para que eles não existam, eles continuam existindo, mas nós conseguimos através do supergo ter uma maior reflexão do que é certo e errado nos levando assim a percepção do Ego, escolhendo de forma mais consciente como agir.

O id é o reservatório de energias psíquicas, o ego exerce a função de controle das experiências conscientes e o super ego é o representante de uma natureza superior do eu. Ele auxilia a evitar punições e transgressões.

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱