Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Id, Ego e Superego

Com o estudo a respeito dos pensamentos de Freud, podemos entender perfeitamente como é a nossa mente humana. Somos seres racionais, cheios de desejos, fantasias, vontades, mas também com regras e leis em nosso interior e exterior também que nos ajudam a ter um controle sobre esses nossos desejos.

Segundo Freud nós temos aquilo que ele chama de Id, Ego e Superego que estão ligados ao nosso psique.

Id seria a nossa parte interna que tem seus desejos e que quer a todo custo ser satisfeito. Agora imagine só se nós fôssemos realizar a nossa vontade, todas as vezes que o "Id" quiser satisfazer seus desejos, seria uma loucura e nos geraria muitos problemas. É ai que o Ego "entra em ação", pois o Ego fará com que tenhamos o "controle" sobre o Id pois podemos dizer que os nossos valores a parte da consciência faz com que controlemos os desejos do Id. E também tem o Superego que seria como uma autoridade, e quando fazemos a vontade do Id, o Superego é a parte da cosciência que nos gera um sentimento de culpa quando quebramos alguma regra por causa dos nossas vontades.

Segundo Freud há um outro problema se não satisfazermos o Id, existem pessoas que acabam adoecendo pois elas guardam em seu inconciente desejos, situações, pensamentos que elas não põe para fora, com isso entra em estudo a Sublimação. O ser humano por causa das suas imperfeições e desejos se põe em situações complicadas, muitos prblemas da mente humana é por conta disso. Então quando esses desejos não são atendidos adoecemos, mas podemos por para fora o que anseiamos através da arte, do esporte, da música e demais atividades, mas nem todas as pessoas conseguem fazer e entender a importância disso, da Sublimação. È ai que entra o papel do psicanalista. O paciente chega no consultório onde é atendido e ouvido e onde ele relata a sua vida ao psicanalista que tem que estar bem atento para achar o problema desse paciente para assim poder ajudá-lo a resolver o que está em seu insconciente.