IDENTIDADE E IDENTIFICAÇÃO
Citação de Vânia Carla Quinto em outubro 3, 2024, 6:29 pmO artigo Um Estudo a partir do Seminário IX de Jacques Lacan: Sobre Identidade e Identificação em Psicanálise de Alexandre Starnino, publicado em 2016, é uma reflexão sobre as relações de identidade e identificação do “sujeito” à luz do discurso freudo-lacaniano.
Lacan concebe a identidade como um vazio, ou seja, como ausência. No discurso psicanalítico, a identidade e o sujeito estão relacionados com a divisão, seja a adição/subtração, alienação/separação, eu ideal/ideal de eu ou mesmo a relação identificação/desejo.
A psicanálise considera que a identificação é o principal conceito que responde à questão da identidade. A identificação é o processo pelo qual o sujeito configura o seu Eu, à semelhança de um objeto tomado como modelo.
O artigo Um Estudo a partir do Seminário IX de Jacques Lacan: Sobre Identidade e Identificação em Psicanálise de Alexandre Starnino, publicado em 2016, é uma reflexão sobre as relações de identidade e identificação do “sujeito” à luz do discurso freudo-lacaniano.
Lacan concebe a identidade como um vazio, ou seja, como ausência. No discurso psicanalítico, a identidade e o sujeito estão relacionados com a divisão, seja a adição/subtração, alienação/separação, eu ideal/ideal de eu ou mesmo a relação identificação/desejo.
A psicanálise considera que a identificação é o principal conceito que responde à questão da identidade. A identificação é o processo pelo qual o sujeito configura o seu Eu, à semelhança de um objeto tomado como modelo.