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Identificação e constituição do sujeito

Identificação e constituição do sujeito

  1. Freud e Lacan:
    • Freud define três tipos de identificação: por incorporação, regressiva (ligada à escolha objetal) e coletiva (ligada a um ideal representado por um líder).
    • Lacan expande essas ideias, situando a identificação no registro imaginário (estádio do espelho) e nos três tempos do Édipo: desejo da mãe, lei do pai, e simbolização dessa lei.
    • O conceito de traço unário de Lacan (inspirado na identificação regressiva de Freud) marca a alteridade e funda a diferença entre "eu" (moi) e "sujeito" (je).
  2. O espelho e a imagem:
    • O espelho desempenha um papel central na constituição psíquica, dando unicidade à imagem corporal. Sem essa construção, o sujeito experimenta o "despedaçamento".
    • A criança busca, no olhar do Outro, a validação de sua imagem, o que fundamenta a constituição do supereu – uma instância psíquica que introduz a lei e regula os limites.

Lógica espetacular e subjetividade

  1. Espetáculo e capitalismo:
    • A espetacularização, conforme Debord, reflete o domínio das relações mediadas por imagens, típicas do capitalismo. Isso dissolve a singularidade e reforça a fusão imaginária.
    • Nas relações especulares, os limites entre o eu e o outro são obscurecidos, gerando rivalidade e agressividade, características de relações sem mediação simbólica.
  2. Culpa e autopunição:
    • O supereu internaliza o olhar do Outro como vigia e fonte de punição. No contexto da lógica espetacular, isso pode intensificar a culpa, dado que o sujeito está constantemente exposto e avaliado.

Articulação teórica

O texto conecta a constituição do eu no imaginário à espetacularização da sociedade capitalista. A ausência de mediação simbólica nas relações especulares e o predomínio da imagem levam à homogeneização e à exclusão da singularidade. Essa lógica, em última instância, reforça a dependência do olhar do Outro, promovendo culpa e desintegração subjetiva.