Identificação e Imagem
Citação de suellemrodrigues em setembro 20, 2024, 12:15 pmEspecialmente segundo a perspectiva de Lacan, a identificação e a formação da imagem do "eu" são processos centrais no desenvolvimento psíquico. Durante o "Estádio do Espelho", que ocorre na primeira infância, a criança reconhece sua própria imagem no espelho e começa a se identificar com ela. Esse momento é crucial porque a criança se vê como uma totalidade, mas essa imagem é uma ilusão, uma idealização que mascara a fragmentação interna que ela realmente sente. Essa identificação com a imagem refletida é o início da formação do "eu", mas é sempre marcada por uma alienação fundamental, já que o "eu" se constitui a partir de algo externo. Esse processo sublinha a ideia de que a identidade é, desde o começo, mediada e moldada por imagens e pelo olhar do outro, resultando em um "eu" que está sempre em tensão entre o interno e o externo, entre o que se é e o que se aparenta ser.
Especialmente segundo a perspectiva de Lacan, a identificação e a formação da imagem do "eu" são processos centrais no desenvolvimento psíquico. Durante o "Estádio do Espelho", que ocorre na primeira infância, a criança reconhece sua própria imagem no espelho e começa a se identificar com ela. Esse momento é crucial porque a criança se vê como uma totalidade, mas essa imagem é uma ilusão, uma idealização que mascara a fragmentação interna que ela realmente sente. Essa identificação com a imagem refletida é o início da formação do "eu", mas é sempre marcada por uma alienação fundamental, já que o "eu" se constitui a partir de algo externo. Esse processo sublinha a ideia de que a identidade é, desde o começo, mediada e moldada por imagens e pelo olhar do outro, resultando em um "eu" que está sempre em tensão entre o interno e o externo, entre o que se é e o que se aparenta ser.