Identificação e imagem: Uma leitura psicanalítica do seriado BLACK MIRROR
Citação de Cha em agosto 8, 2025, 4:11 pmAprendi que:
Identificação é quando eu me reconheço em outra pessoa ou em um personagem. Imagem seria quando como eu me vejo e como os outros me veem.
Espetáculo já é quando tudo vira show, aparência, imagem. Por exemplo: o sofrimento de Victoria é transformado num parque de diversões. O público vai lá para filmar e se divertir com a punição dela.
Mito (tempo cíclico) é a repetição eterna de castigo ou culpa. Victoria repete a mesma punição todos os dias, sem mudar nada. Está presa num ciclo — como se o tempo não passasse.
História (tempo novo) é a chance de mudança, transformação e crescimento.
Sujeito é quem assume sua vida, faz escolhas e se responsabiliza por seus atos. Victoria não consegue ser sujeito, pois está presa num papel de vítima/punida. Tudo acontece com ela, mas ela não escolhe nada, não pode mudar sua história.
Supereu já é a parte da mente que julga, pune, cobra. A sociedade representada no episódio pune Victoria o tempo todo. É um supereu coletivo — cruel e sem piedade.
Aprendi que:
Identificação é quando eu me reconheço em outra pessoa ou em um personagem. Imagem seria quando como eu me vejo e como os outros me veem.
Espetáculo já é quando tudo vira show, aparência, imagem. Por exemplo: o sofrimento de Victoria é transformado num parque de diversões. O público vai lá para filmar e se divertir com a punição dela.
Mito (tempo cíclico) é a repetição eterna de castigo ou culpa. Victoria repete a mesma punição todos os dias, sem mudar nada. Está presa num ciclo — como se o tempo não passasse.
História (tempo novo) é a chance de mudança, transformação e crescimento.
Sujeito é quem assume sua vida, faz escolhas e se responsabiliza por seus atos. Victoria não consegue ser sujeito, pois está presa num papel de vítima/punida. Tudo acontece com ela, mas ela não escolhe nada, não pode mudar sua história.
Supereu já é a parte da mente que julga, pune, cobra. A sociedade representada no episódio pune Victoria o tempo todo. É um supereu coletivo — cruel e sem piedade.
Citação de Luiz antonio ribeiro em agosto 8, 2025, 5:01 pmo caso de Victoria mostra como a identificação, a imagem e o espetáculo se misturam, mas sem permitir que ela seja sujeito da própria história. Presa num mito de punição repetitiva, sem possibilidade de transformação (história), ela vive sob o peso de um supereu coletivo que a julga e castiga sem fim.
o caso de Victoria mostra como a identificação, a imagem e o espetáculo se misturam, mas sem permitir que ela seja sujeito da própria história. Presa num mito de punição repetitiva, sem possibilidade de transformação (história), ela vive sob o peso de um supereu coletivo que a julga e castiga sem fim.