Imagem Corporal e Esquema Corporal
Citação de Eduardo Gomes Damasceno em fevereiro 9, 2024, 6:36 pmNa psicanálise, a imagem corporal e o esquema corporal são conceitos distintos:
Imagem Corporal é um componente psíquico que representa a imagem mental que o indivíduo tem de si mesmo. Envolve a forma como percebemos nosso próprio corpo, incluindo suas proporções, tamanho e aparência.
Esquema corporal é um componente neurológico. Permite ao indivíduo ter consciência dos segmentos corporais e da posição que seu corpo ocupa no espaço. É uma construção mental que se desenvolve gradualmente, baseada no uso que fazemos do nosso corpo. Essencial para a formação da personalidade da criança, o esquema corporal está relacionado à percepção do próprio corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o ambiente.
Na psicanálise, a imagem corporal e o esquema corporal são conceitos distintos:
Imagem Corporal é um componente psíquico que representa a imagem mental que o indivíduo tem de si mesmo. Envolve a forma como percebemos nosso próprio corpo, incluindo suas proporções, tamanho e aparência.
Esquema corporal é um componente neurológico. Permite ao indivíduo ter consciência dos segmentos corporais e da posição que seu corpo ocupa no espaço. É uma construção mental que se desenvolve gradualmente, baseada no uso que fazemos do nosso corpo. Essencial para a formação da personalidade da criança, o esquema corporal está relacionado à percepção do próprio corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o ambiente.
Citação de Angela Pereira Rodrigues em fevereiro 10, 2024, 1:43 pmA imagem corporal ocorre entre os seis e dezoito meses quando se forma a função do eu, o bebê se identifica com sua imagem no espelho, ele não consegue controlar a parte motora e nem equilibriar-se, e reconhece sua imagem tentando sustentar sua postura corporal com o apoio de um andador. O estádio do espelho trata do momento da constituição do eu, da indentidade, do momento em que se estabelece as diferenças entre o eu e o outro como tambem ocorre o delineamento das bordas e dos limites do nosso corpo, também não é parte de um amadurecimento biológico mas se constitui pela intermediação de uma relação em que o eu se apresenta precipitado como resultado.
O esquema corporal é a representação mental de imagens que estudam o processamento de informações a respeito do pensamento, pensamentos codificados simbolicamente e pensamentos em forma de imagens. A imagem tem um carater de esquema, um mapa cognitivo e uma disposição espacial a partir do ato da compreensão cognitiva que se dá a partir da vivência pessoal interna que possibilita uma síntese percentual-sensorial dos elementos da consciência, são organizados e constituidos de uma forma singular e que tem interferência interna e externa, são concepções mentais que vão originar-se no pensamento cognitivo e seus vínculos lógico-didáticos.
A imagem corporal ocorre entre os seis e dezoito meses quando se forma a função do eu, o bebê se identifica com sua imagem no espelho, ele não consegue controlar a parte motora e nem equilibriar-se, e reconhece sua imagem tentando sustentar sua postura corporal com o apoio de um andador. O estádio do espelho trata do momento da constituição do eu, da indentidade, do momento em que se estabelece as diferenças entre o eu e o outro como tambem ocorre o delineamento das bordas e dos limites do nosso corpo, também não é parte de um amadurecimento biológico mas se constitui pela intermediação de uma relação em que o eu se apresenta precipitado como resultado.
O esquema corporal é a representação mental de imagens que estudam o processamento de informações a respeito do pensamento, pensamentos codificados simbolicamente e pensamentos em forma de imagens. A imagem tem um carater de esquema, um mapa cognitivo e uma disposição espacial a partir do ato da compreensão cognitiva que se dá a partir da vivência pessoal interna que possibilita uma síntese percentual-sensorial dos elementos da consciência, são organizados e constituidos de uma forma singular e que tem interferência interna e externa, são concepções mentais que vão originar-se no pensamento cognitivo e seus vínculos lógico-didáticos.