Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Imagem do corpo.

A constituição do eu na teoria psicanalítica é abordada por três autores:

Freud, percorre o caminho metapsicológico (campo de estudo entre o inconsciente e a consciência), com isso, ID, Ego e Superego – Baseiam-se através das experiências pessoais de cada um de acordo com o estádio de desenvolvimento que está no momento. Portanto, o psicólogo deverá investigar a história pessoal em relação à história dos familiares e dos demais grupos sociais que cerca o indivíduo.

Lacan - A constituição do eu, da identidade, é no estádio do espelho entre 6 e 18 meses, visto que, gera a diferenciação entre o eu e o outro, além do delineado das bordas e dos limites do nosso corpo.

Dolto - Apresenta nova versão sobre a imagem do corpo onde, cada indivíduo é especifica de acordo com o sujeito e história, mas totalmente inconsciente, podendo acontecer na pré-consciência, apenas após a linguagem consciente.

A constituição do eu primordialmente se dá, conforme Freud, a partir desassociação do eu do outro, quando o indivíduo não se vê como integrante do outro, mas se vê a parte, passando então a sua identidade.

A medida que o indivíduo se desenvolve, várias associações são feitas, atribuindo a este ser elementos por ele incorporado, rechaçado ou mesmo impostos ( limites, proibições).

Toda está aprendizagem (atemporal ou não) é expressa no indivíduo atual,por meio de suas decisões, reações emoções, demonstrada no seu relacionamento com o outro.