Imagem do corpo e Formação do Eu
Citação de Davi De Jesus Ribeiro em setembro 4, 2024, 8:43 pmNeste módulo, exploramos a complexa relação entre a imagem do corpo e a constituição do sujeito na psicanálise. Começamos entendendo a importância da imagem do corpo, que não é apenas biológica, mas profundamente ligada ao desenvolvimento psíquico e ao narcisismo primordial. A imagem do corpo é crucial para o conhecimento e a diferenciação do eu, especialmente no estágio do espelho descrito por Lacan.
A psicanálise enfatiza que a imagem do corpo e a percepção de eu são construídas através da intenção com o outro e da internalização das imagens e nomes que encontramos ao longo da vida. Vimos que, para Freud e Lacan, o corpo é um campo de experiências erógenas e simbolicamente carregadas, que influenciam a formação do eu e a percepção do mundo.
Analisamos um caso prático que ilustrava como a mudança de nomes e identidades pode impactar profundamente profundamente a psique de uma criança. O caso Cristian, que foi adotado e teve seu prenome alterado, mostrou como a identificação com um nome anterior pode persistir e afetar o comportamento e a percepção de identidade.
Com base nisso, aprendemos que a constituição do sujeito e sua imagem corporal são moldadas por uma combinação de fatores internos e externos, incluindo experiências de infância, interações sociais e influências simbólicas. A compreensão dessa dinâmica é fundamental para o trabalho clínico, especialmente ao lidar com questões de identidade e integração do eu.
Neste módulo, exploramos a complexa relação entre a imagem do corpo e a constituição do sujeito na psicanálise. Começamos entendendo a importância da imagem do corpo, que não é apenas biológica, mas profundamente ligada ao desenvolvimento psíquico e ao narcisismo primordial. A imagem do corpo é crucial para o conhecimento e a diferenciação do eu, especialmente no estágio do espelho descrito por Lacan.
A psicanálise enfatiza que a imagem do corpo e a percepção de eu são construídas através da intenção com o outro e da internalização das imagens e nomes que encontramos ao longo da vida. Vimos que, para Freud e Lacan, o corpo é um campo de experiências erógenas e simbolicamente carregadas, que influenciam a formação do eu e a percepção do mundo.
Analisamos um caso prático que ilustrava como a mudança de nomes e identidades pode impactar profundamente profundamente a psique de uma criança. O caso Cristian, que foi adotado e teve seu prenome alterado, mostrou como a identificação com um nome anterior pode persistir e afetar o comportamento e a percepção de identidade.
Com base nisso, aprendemos que a constituição do sujeito e sua imagem corporal são moldadas por uma combinação de fatores internos e externos, incluindo experiências de infância, interações sociais e influências simbólicas. A compreensão dessa dinâmica é fundamental para o trabalho clínico, especialmente ao lidar com questões de identidade e integração do eu.