Imagem e constituição do Eu
Citação de Cristina Chagas em setembro 24, 2023, 1:52 amO Eu é percebido a partir da existência do outro e suas interferências sobre o indivíduo. Por esse motivo se faz necessária a experiência do desamparo motor e psíquico que ocorre no nascimento, porque o indivíduo em sua incapacidade de lidar com os estímulos do corpo e sem compreender absolutamente nada do que ocorre no seu ambiente externo, inicia seu processo de estruturação psíquica. Durante o crescimento físico, a criança ainda permanecerá por algum tempo numa relação de simbiose com a mãe, até que seja capaz de se perceber como um indivíduo único.
O Eu é percebido a partir da existência do outro e suas interferências sobre o indivíduo. Por esse motivo se faz necessária a experiência do desamparo motor e psíquico que ocorre no nascimento, porque o indivíduo em sua incapacidade de lidar com os estímulos do corpo e sem compreender absolutamente nada do que ocorre no seu ambiente externo, inicia seu processo de estruturação psíquica. Durante o crescimento físico, a criança ainda permanecerá por algum tempo numa relação de simbiose com a mãe, até que seja capaz de se perceber como um indivíduo único.