Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Imagem e Constituição do Eu

Segundo a Psicanálise, Imagem é representação que contem elementos imaginários, são entidades quase palpáveis que se movimentam, se entrelaçam e se solidificam ao passar dos dias. A imagem faz parte de um mecanismo essencial na constituição do Eu.

Freud amplifica o entendimento do Eu que era somente  consciência, o Ego como representante da personalidade, o Eu do individuo.

Lacan numa nova abordagem diz que o Eu pode ser compreendido como imaginário, durante o estádio do espelho.

Dolto por sua vez, especifica imagem do corpo como principal elemento na constituição do Eu.

O Ego é o Eu do individuo, que toma decisões e controla ações objetivas da realidade.

Ao se tratar de Representação social do Eu, falamos dos fenômenos sociais que devem ser entendidos a partir do contexto em que foram gerados, tem como propósito tornar algo familiar.  No Estádio do Espelho, o Eu fundamentado na imagem unificada se percebe na presença do outro, na identificação da imagem de si mesmo; onde a criança começa a diferenciar seu corpo da imagem do mundo externo.