Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Imagem e constituição do eu na psicanálise

A constituição do eu na teoria psicanalítica é bastante complexa. Quero ressaltar a colocação que diz: “Entre a certeza da consciência e o verdadeiro saber, instala-se no inconsciente, revelando um saber que não nos é dado, mas que dever ser procurado para ser encontrado”. Muito do nosso comportamento são resultado de coisas, que estão escondidas no inconsciente. Eu particularmente não compreendia a relação entre minha mãe e eu, até que comecei a expressar o meu desconforto com a situação. Eu sabia que ela era minha mãe, devido à grande semelhança física que tenho com ela, mas me sentia como se ela não fosse.  Então ela me revelou uma certa história antes da minha concepção,   que provocou nela uma rejeição em relação a mim, além de ter desenvolvido um ciúme de mim com meu pai. Graças a Deus hoje está tudo bem, embora temos dificuldades em ter expressões de carinho físicos, como beijos e abraços. Então a informação existe, mesmo que esteja inacessível.

Entrando em um processo bem complexo, a formação do Eu na psicanalise nos é mostrada pelo inconsciente e se institui principalmente em nossa infância durante o desenvolvimento do nosso sistema nervoso central, trazendo com ele os nossos 5 sentidos e as percepções que serão usadas ao longo de nossas vidas. São através desses primeiros mecanismos que nos reconhecemos e conhecemos o mundo a nossa volta. Por um entendimento primário e imaturo de nossa psique.

A Imagem e construção do eu na psicanalise apresenta uma fase de reconhecimento do EU no universo, uma interassão dos sentidos e uma percepção de que estamos no todo, mas que existe uma separação, o corpo físico. A percepção desse corpo fisico, nos são apresentadas para nós no "Estadio do Espelo" dentro da fase do desamparo, somando as nossas proprias percepçoes as percepçoes do outro sobre nos que nos são transferidas de varios modos principalmente por quem nos amapara, neste caso a Mãe ou que quem desempenha papel análogo a ela!

A “imagem do eu” refere-se como a pessoa se percebe. Como o individuo vê a si mesmo, seus valores, características, comportamentos e habilidades. Contudo, a “representação social do eu” é como os demais membros da comunidade ou sociedade percebe o sujeito com base nas suas atitudes, interação com os demais e as informações adquiridas sobre o indivíduo. A psicologia social estuda esse processo entre a relação do indivíduo com sigo mesmo e com o meio onde ele se interage, através das várias abordagens e teorias.