Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

imagem e constituição do EU na psicanálise

O estudo da imagem e constituição do Eu na psicanálise foi realizado inicialmente por Sigmund Freud, que descobriu o inconsciente através da análise dos sonhos, atos falhos e lapsos. Também, afirmou que existe uma relação entre o inconsciente e a consciência, o que denominou de metapsicologia.

Para Freud, os primeiros anos de vida são caracterizado por um estado de desamparo, que é motor, psíquico, ou seja, a pessoa não é ainda capaz de dominar o aumento de tensão.

Foi a partir de 1920, que Freud define a estrutura da personalidade em três instâncias dinâmicas, id, ego e superego.

O id é o reservatório de energia psíquica, onde se localizam as pulsões, os instintos e os desejos. Requer satisfação imediata para reduzir a tensão. É regido pelo princípio do prazer, se localiza no inconsciente e existe desde o nascimento.

O ego é o representante da realidade. A sua função é tentar equilibrar as demandas do id com as exigências da realidade do mundo externo e as ordens do superego. Procura manter a segurança do indivíduo e ajuda na integração com a sociedade. É regido pelo princípio da realidade. É o regulador das funções básicas, como memória, percepção, sentimento e pensamento.

O ego representa a personalidade. É o eu do indivíduo e se desenvolve desde o nascimento.

Por fim, a última a última estrutura definida por Freud é o superego, que possui como finalidade evitar as punições e as transgressões. Estabelece as ideias moralmente aceitas.

Jaques Lacan, em 1936, também estudou a constituição do eu, criando o estádio do espelho, e que este trata da constituição do eu, da identidade, do momento em que se estabelece a diferenciação entre o eu e o outro, em que ocorre também o delineamento das bordas e dos limites do corpo.

Ao contrário de Freud, Lacan afirmou que a constituição do eu não ocorre devido ao amadurecimento biológico, e sim é pelo estádio do espelho, que o eu se constitui pela intermediação de uma relação em que o eu se apresenta preciptado, com o resultado.

Posteriormente, a psicanalista Françoise Dolto, 1984, apontou diferenças fundamentais entre a imagem do corpo e o esquema corporal, no qual a imagem dom corpo é o principal elemento na constituição do eu.

Portanto, podemos concluir que a imagem do corpo exerce um papel  central na constituição do sujeito, pois é um elemento chave na formação da identidade e na relação do indivíduo com ele mesmo e com o mundo. A imagem corporal é um assunto muito importante na prática psicanalítica, sendo importante para o entedimento dos conflitos psíquicos e para o tratamento de diversos distúrbios, por exemplo, a anorexia e a bulimia.