Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

imagem e constituição do Eu para a psicanálise

Nessa unidade podemos perceber a importância da imagem, a qual é usada para identificar figuras, uma imagem mental e opiniões de um grupo social. O Corpo é um elemento fundamental no acesso do mundo subjetivo.

Assim, também é importante frisar que as teorias estudadas são de suma importância para entender o processo da identificação e da subjetividade de cada individuo. O estado de desamparo presente no nascimento do bebe e como o ser humano já instituído vai introduzi-lo ao mundo. Bem como o Estadio de Espelho, quando a identificação com o outro traz o fato dele reconhecer-se e distinguir-se, sendo o momento da constituição do eu. E por fim, a " Imagem do corpo é o principal elemento na constituição do eu". (Dolto)

A percepção subjetiva do eu, é a imagem que o individuo tem de si, formados pelos elementos consciente e inconsciente. Sendo esses dois conceitos de fundamental importância para o entendimento da estrutura psíquica e dinâmica mental, no estudo da psicanálise.

A imagem e representação social do eu, na psicologia social, são estudadas a partir da interação do indivíduo com o ambiente social em que ele se encontra e a influência, deste, sobre o indivíduo. Sendo a identidade pessoal construída a partir da compreensão de como o indivíduo si percebe em relação aos outros, e, de como eles o percebem. A psicologia social analisa fatores determinantes na construção do eu pessoal, através da leitura do meio social; analisando fatores sociais, situacionais e culturais que moldam a autoimagem do indivíduo; somando a estas análises normas culturais e as influências dos grupos sociais sobre o indivíduo, influenciando na formação da identidade individual. Esta abordagem coloca em evidência a natureza dinâmica e contextualizada da construção do eu individual na interação com o meio social em que vive.

Na visão psicanalítica, a relação entre corpo e imagem, está diretamente ligada ao desenvolvimento psíquico e existencial do indivíduo. A imagem envolve a exploração do inconsciente, através das análises das experiências passadas e desejos reprimidos complexos, que interferem diretamente na forma como o corpo e percebido e vivenciado; para a psicanálise, essa interação entre imagem e corpo, contribui na formação da identidade e compreensão do self.