Imagem Pessoal
Citação de Bianca Felix da Silva em fevereiro 7, 2024, 3:31 pmO estudo dessa matéria fala sobre a identificação do Eu na visão de autores Dolto, Freud e Lacan. Para Freud o Eu é inicialmente consciente, onde toma decisões e ações objetivas. Para Lacan o Eu pode ser compreendido como uma instancia imaginária na instância do espelho (onde existe uma identificação com o outro, o precisar do outro). Para Dolto existe uma diferença entre imagem do corpo e o esquema corporal, onde a imagem do corpo é o principal elemento da constituição. No exemplo de Cristian nota-se que o mesmo não se identificava como Cristian, e sim Renato - nome esse que tinha antes de ser adotado, aos 12 meses. Foi identificado 3 identificações de imagem: incorporação (identificação e investimento não seriam distinguíveis), regressiva (colher traço da pessoa amada) e modalidade coletiva (um líder se instala enquanto for ideal). Lacan ainda faz uma ligação de imagem com o Édipo.
O estudo dessa matéria fala sobre a identificação do Eu na visão de autores Dolto, Freud e Lacan. Para Freud o Eu é inicialmente consciente, onde toma decisões e ações objetivas. Para Lacan o Eu pode ser compreendido como uma instancia imaginária na instância do espelho (onde existe uma identificação com o outro, o precisar do outro). Para Dolto existe uma diferença entre imagem do corpo e o esquema corporal, onde a imagem do corpo é o principal elemento da constituição. No exemplo de Cristian nota-se que o mesmo não se identificava como Cristian, e sim Renato - nome esse que tinha antes de ser adotado, aos 12 meses. Foi identificado 3 identificações de imagem: incorporação (identificação e investimento não seriam distinguíveis), regressiva (colher traço da pessoa amada) e modalidade coletiva (um líder se instala enquanto for ideal). Lacan ainda faz uma ligação de imagem com o Édipo.