Imagem pessoal
Citação de Naiara souza da Silva em fevereiro 28, 2022, 9:33 ama imagem pessoal é o acumulativo de interações.
E construída num processo.
a imagem pessoal é o acumulativo de interações.
E construída num processo.
Citação de mariaantoniabarros27@gmail.com em março 3, 2022, 11:17 pmA imagem pessoa é o inicio de toda a formação das emoções.
A imagem pessoa é o inicio de toda a formação das emoções.
Citação de marceloficadeus em abril 22, 2022, 1:49 amA imagem pessoal se inicia nas percepções e no cognitivo inato que parte do psíquico estado de desamparo , mas que na pujante das energias psíquicas , surge as pulsões , os instintos , os desejos , e este é o conceito de sobrevivência da imagem do eu , o id .
A imagem pessoal se inicia nas percepções e no cognitivo inato que parte do psíquico estado de desamparo , mas que na pujante das energias psíquicas , surge as pulsões , os instintos , os desejos , e este é o conceito de sobrevivência da imagem do eu , o id .
Citação de Sergio Antonio de Barros Faria em abril 23, 2022, 2:58 amA imagem pessoal do eu é construída num processo acumulativo de emoções e interações onde surge as pulsões psiquicas
A imagem pessoal do eu é construída num processo acumulativo de emoções e interações onde surge as pulsões psiquicas
Citação de angelopohlbr@gmail.com em abril 25, 2022, 3:23 pmO ser humano recém-nascido não consegue entender os limites de seu próprio corpo. As suas sensações internas e externas se confundem. Gradativamente, vai definindo até onde vai efetivamente o seu corpo, o seu interior, aquilo que é parte dele. Assim, consegue estabelecer de forma clara as fronteiras entre aquilo que é parte dele e o que pertence ao mundo externo. Nesse processo se constrói a sua imagem corporal, que será definida progressivamente, através do processo que vai implicar o envolvimento de dois seres: o próprio indivíduo e o outro. A definição do próprio ser, está relacionada diretamente a imagem que ele vê o outro.
O ser humano recém-nascido não consegue entender os limites de seu próprio corpo. As suas sensações internas e externas se confundem. Gradativamente, vai definindo até onde vai efetivamente o seu corpo, o seu interior, aquilo que é parte dele. Assim, consegue estabelecer de forma clara as fronteiras entre aquilo que é parte dele e o que pertence ao mundo externo. Nesse processo se constrói a sua imagem corporal, que será definida progressivamente, através do processo que vai implicar o envolvimento de dois seres: o próprio indivíduo e o outro. A definição do próprio ser, está relacionada diretamente a imagem que ele vê o outro.
Citação de Camilaramos em junho 10, 2023, 2:43 pmEm Espelho: Uma Reflexão Sobre a Constituição do Eu, a autora Cristina Maria Macedo (2010) afirma que desde a antiguidade o espelho, é visto de maneira ambivalente, por ser uma lâmina que, ao reproduzir as imagens, as contém e as absorve. Entendemos, pois que essa ambivalência se constrói de duas maneiras: ao nos depararmos com o espelho cria-se a imagem de “Si Mesmo” e ao mesmo tempo, segundo Freud, o nosso psiquismo não nasce pronto, ele precisa se constituir. Pois o bebê humano não tem noção de seu corpo e, nesse primeiro momento, a mãe representa o seu tudo. Através da influência da mãe o bebê desenvolve seu conhecimento de mundo e de si mesmo. Temos então o conceito de espelho como: “O Outro”. Pode-se dizer que o EU é resultado de uma série de traços do outro que se inscrevem inconscientemente: o EU assume traços do outro para se constituir. Para Lacan, O olhar do outro devolve a imagem do que eu sou. “O eu existe em nós, mas também fora de nós, no espelho, no nosso semelhante, vibrando tanto dentro quanto fora.” Násio (2009).
Em Espelho: Uma Reflexão Sobre a Constituição do Eu, a autora Cristina Maria Macedo (2010) afirma que desde a antiguidade o espelho, é visto de maneira ambivalente, por ser uma lâmina que, ao reproduzir as imagens, as contém e as absorve. Entendemos, pois que essa ambivalência se constrói de duas maneiras: ao nos depararmos com o espelho cria-se a imagem de “Si Mesmo” e ao mesmo tempo, segundo Freud, o nosso psiquismo não nasce pronto, ele precisa se constituir. Pois o bebê humano não tem noção de seu corpo e, nesse primeiro momento, a mãe representa o seu tudo. Através da influência da mãe o bebê desenvolve seu conhecimento de mundo e de si mesmo. Temos então o conceito de espelho como: “O Outro”. Pode-se dizer que o EU é resultado de uma série de traços do outro que se inscrevem inconscientemente: o EU assume traços do outro para se constituir. Para Lacan, O olhar do outro devolve a imagem do que eu sou. “O eu existe em nós, mas também fora de nós, no espelho, no nosso semelhante, vibrando tanto dentro quanto fora.” Násio (2009).