Imagem Pessoal
Citação de Daniele Figueiredo em março 27, 2023, 6:02 pmA formação da imagem pessoal, segundo Freud é um processo de desenvolvimento do EU corporal, inicialmente, desde o nascimento, o indivíduo vai distinguindo os limites do próprio corpo, sensações, construindo dessa forma a imagem corporal. E vai evoluindo, sempre num mesmo processo envolvendo ele próprio e o outro, constantemente submetido à modificações por influência externa.
A imagem criada a partir do ato de se olhar no espelho, do olhar do outro, torna-se ilusória, porque a nossa visão sobre nós mesmos e do mundo refletem nosso ponto de vista. Segundo Winnicott, "no desenvolvimento emocional individual, o precursor do espelho é o rosto da mãe." A mãe, pessoa que cuida, os objetos ao redor do indivíduo, faz parte dele mesmo.
Já Lacan (1998) podera que o estádio do espelho é um momento de virada determinante no desenvolvimento mental do indivíduo, pois deixa uma marca. A mãe, precisa reconhecer e nomear o corpo do filho. Dessa forma ele reconhecerá a imagem do espelho como sua imagem, vivendo a experiência de individualização de seu ser no mundo. Segundo ele, a interação do Eu com o outro sempre se dá no plano imaginário, não configura o Eu como centrado no sistema percepção–consciência.
A formação da imagem pessoal, segundo Freud é um processo de desenvolvimento do EU corporal, inicialmente, desde o nascimento, o indivíduo vai distinguindo os limites do próprio corpo, sensações, construindo dessa forma a imagem corporal. E vai evoluindo, sempre num mesmo processo envolvendo ele próprio e o outro, constantemente submetido à modificações por influência externa.
A imagem criada a partir do ato de se olhar no espelho, do olhar do outro, torna-se ilusória, porque a nossa visão sobre nós mesmos e do mundo refletem nosso ponto de vista. Segundo Winnicott, "no desenvolvimento emocional individual, o precursor do espelho é o rosto da mãe." A mãe, pessoa que cuida, os objetos ao redor do indivíduo, faz parte dele mesmo.
Já Lacan (1998) podera que o estádio do espelho é um momento de virada determinante no desenvolvimento mental do indivíduo, pois deixa uma marca. A mãe, precisa reconhecer e nomear o corpo do filho. Dessa forma ele reconhecerá a imagem do espelho como sua imagem, vivendo a experiência de individualização de seu ser no mundo. Segundo ele, a interação do Eu com o outro sempre se dá no plano imaginário, não configura o Eu como centrado no sistema percepção–consciência.
Citação de Roberto em março 29, 2023, 5:39 pmDe fato, podemos compreender a importância do corpo como elemento essencial no acesso ao mundo da subjetividade, uma vez que essa subjetividade humana conduzindo a pessoa ao mundo afetivo e simbólico e à sua conexão com a constituição psíquica e existencial. É justamente o que acontece com um bebe no seu processo de reconhecimento do mundo, o que inclui tanto a identificação da mãe com de sí mesmo.
De fato, podemos compreender a importância do corpo como elemento essencial no acesso ao mundo da subjetividade, uma vez que essa subjetividade humana conduzindo a pessoa ao mundo afetivo e simbólico e à sua conexão com a constituição psíquica e existencial. É justamente o que acontece com um bebe no seu processo de reconhecimento do mundo, o que inclui tanto a identificação da mãe com de sí mesmo.