Imagem pessoal
Citação de Monique Zell Pereira da Silva em maio 21, 2023, 5:08 pmEm resumo, Freud, Lacan e Dolto abordam o princípio da imagem pessoal na psicanálise de diferentes maneiras. Freud enfatiza o narcisismo e o complexo de Édipo, Lacan destaca o papel do espelho na formação da imagem e a busca pela imagem idealizada, e Dolto ressalta a importância da escuta atenta e do diálogo na construção da imagem pessoal saudável. Cada um deles contribuiu para o entendimento da importância da imagem pessoal na formação da identidade e do bem-estar psicológico.
Em resumo, Freud, Lacan e Dolto abordam o princípio da imagem pessoal na psicanálise de diferentes maneiras. Freud enfatiza o narcisismo e o complexo de Édipo, Lacan destaca o papel do espelho na formação da imagem e a busca pela imagem idealizada, e Dolto ressalta a importância da escuta atenta e do diálogo na construção da imagem pessoal saudável. Cada um deles contribuiu para o entendimento da importância da imagem pessoal na formação da identidade e do bem-estar psicológico.
Citação de Quezia Maria dos Santos Benevenuto em maio 31, 2023, 6:35 pma imagem pessoal é uma construção subjetiva, a partir das vivencias, o individuo começa a criar o seu Eu, agora ele se ve fora do espelho, a imagem do outro que ate agora era a base para definir quem ele era passa ser apenas um reflexo e o sujeito começa então a definir sua subjetividade a partir deuma psicologia social objetiva. observando essa objetividade e entendendo a de acordo com sua vião é formado no seu psiquismo o seu Eu, a sua imagem pessoal.
a imagem pessoal é uma construção subjetiva, a partir das vivencias, o individuo começa a criar o seu Eu, agora ele se ve fora do espelho, a imagem do outro que ate agora era a base para definir quem ele era passa ser apenas um reflexo e o sujeito começa então a definir sua subjetividade a partir deuma psicologia social objetiva. observando essa objetividade e entendendo a de acordo com sua vião é formado no seu psiquismo o seu Eu, a sua imagem pessoal.