Imagem pessoal como determinante do eu
Citação de Jaqueline Borges Belmonte em dezembro 3, 2022, 9:28 pmQuem sou eu? O que sou para aqueles que me observam? Essas perguntas são a base para a formação do eu. Freud, Lacan e Dolto conseguiram descrever muito bem as referências que constituem a formação do eu, ou ao menos conseguiram definir as impressões que temos quando estamos descobrindo o mundo através dos olhos de nossa mãe. A imagem no espelho é ao mesmo tempo reflexiva e eufórica para o ser imaturo que se descobre. E conforme for a impressão obtida, definirá quem somos e com o que nos identificamos no mundo dos fenômenos e das relações, onde ora somos sujeitos ativos e outrora somos sujeitos passivos.
Quem sou eu? O que sou para aqueles que me observam? Essas perguntas são a base para a formação do eu. Freud, Lacan e Dolto conseguiram descrever muito bem as referências que constituem a formação do eu, ou ao menos conseguiram definir as impressões que temos quando estamos descobrindo o mundo através dos olhos de nossa mãe. A imagem no espelho é ao mesmo tempo reflexiva e eufórica para o ser imaturo que se descobre. E conforme for a impressão obtida, definirá quem somos e com o que nos identificamos no mundo dos fenômenos e das relações, onde ora somos sujeitos ativos e outrora somos sujeitos passivos.