Imagem pessoal e a constituição do Eu
Citação de brupereira em dezembro 29, 2024, 10:34 pmA constituição do eu, conforme Freud, Lacan e Dolto, revela a complexa interação entre o inconsciente, a linguagem e o corpo. Freud descreve o estado de desamparo inicial do ser humano e o papel do ego na mediação entre id, realidade e superego. Lacan complementa com o estádio do espelho, no qual a criança se reconhece na própria imagem e inicia sua identidade imaginária. Dolto, por sua vez, introduz a ideia da “imagem inconsciente do corpo”, que conecta experiências emocionais ao desenvolvimento do sujeito.
Essas teorias mostram que o outro (mãe, grupo social) é essencial para a formação do eu, ligando o indivíduo ao mundo externo e às representações sociais que moldam sua identidade.
Pergunta para debate: Como a interação com o outro influencia a construção da imagem pessoal e a percepção de si mesmo?
A constituição do eu, conforme Freud, Lacan e Dolto, revela a complexa interação entre o inconsciente, a linguagem e o corpo. Freud descreve o estado de desamparo inicial do ser humano e o papel do ego na mediação entre id, realidade e superego. Lacan complementa com o estádio do espelho, no qual a criança se reconhece na própria imagem e inicia sua identidade imaginária. Dolto, por sua vez, introduz a ideia da “imagem inconsciente do corpo”, que conecta experiências emocionais ao desenvolvimento do sujeito.
Essas teorias mostram que o outro (mãe, grupo social) é essencial para a formação do eu, ligando o indivíduo ao mundo externo e às representações sociais que moldam sua identidade.
Pergunta para debate: Como a interação com o outro influencia a construção da imagem pessoal e a percepção de si mesmo?