Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Imagem pessoal e o Mecanismo de defesa da Fuga

Imagem Pessoal

O corpo é um elemento importante na constituição do sujeito. A imagem indica a figura, a imagem mental ou um conjunto de opiniões de um grupo social.

Para Freud o Ego é o EU do indivíduo. Representa a personalidade e se desenvolve desde o nascimento.

Lacan descreve o Eu como a instância do imaginário.

E Françoise Dolto descreve diferenças entre a imagem do corpo inconsciente, emocional e do esquema corporal que é o principal elemento na constituição do Eu.

O Eu depende do Outro para se introduzir no mundo. Geralmente, este outro é representado pela mãe ou cuidador que desempenhe esse papel.

Neste contexto surgem as representações sociais.

Começamos a se olhar, olhar para o outro e distinguir o olhar do outro.

O processo de identificação se dá pela incorporação (não distinguível), pela regressiva (escolha objetal) e pela coletividade (quando uma liderança se instala).

Fuga - Mecanismo de Defesa

Nossas angústias, vergonhas, culpas ou medo das responsabilidades podem desencadear processos de fuga como mecanismo de defesa. A amnésia do distanciamento é uma delas. Privo as lembranças para que elas não me tragam as sensações ruins que tanto incomodam.

Victoria Estacio de Albuquerque Silva and REGINALDO CORREA FERREIRA have reacted to this post.
Victoria Estacio de Albuquerque SilvaREGINALDO CORREA FERREIRA

O que é imagem na psicanálise?

A imagem especular tem efeitos formadores, “como uma identificação”, diz Lacan, e o que ele denomina de estádio do espelho, é uma “transformação produzida no sujeito quando ele assume uma imagem”

Mecanismo de fuga

Quanto mais um sujeito se esquiva, mais dificuldade terá para compreender os sentimentos despertados por situações desafiadoras. Além disso, poderá desencadear uma formação psíquica rígida e inflexível. Isto é, será capaz de se comportar apenas de acordo com aquilo que lhe parece seguro.