Imagem pessoal o que eu aprendi neste módulo II
Citação de Carina Tegner da Luz em agosto 9, 2022, 11:55 pmO primeiro esboço do eu será constituído quando a criança começa a demarcar a totalidade do seu corpo. Ao olhar-se no espelho, o que (ou quem) a criança vê num primeiro momento é um outro; em um segundo tempo percebe que é ela mesma que está ali. Vê primeiro o outro, depois o outro que é ela mesma, criando assim um jogo de alternância eu-outro. O eu, instância sobretudo imaginária, sofre modificações ao longo do tempo de existência de cada sujeito. Também a imagem corporal muda, como também muda o olhar para o mundo, para os outros e, acima de tudo, para si mesmo. Este modulo aqui apresentado mostra como a imagem corporal e o eu são formados de modo simultâneo. E neste desenvolvimento, a imagem especular e a imagem do outro são fundamentais. O corpo para se tornar um eu e depois sujeito precisa ser desejado: primeiro pela mãe depois por si mesmo e pelo outro. Mas sempre objeto de desejo de si mesmo – narcísico – porém marcado pelo Outro inconsciente. Através de meu corpo desejo ser desejado. O olhar do outro que me invade, me desnuda, mas deseja algo de mim, contrapõe-se à falta de desejo do outro por meu corpo, por mim.
O primeiro esboço do eu será constituído quando a criança começa a demarcar a totalidade do seu corpo. Ao olhar-se no espelho, o que (ou quem) a criança vê num primeiro momento é um outro; em um segundo tempo percebe que é ela mesma que está ali. Vê primeiro o outro, depois o outro que é ela mesma, criando assim um jogo de alternância eu-outro. O eu, instância sobretudo imaginária, sofre modificações ao longo do tempo de existência de cada sujeito. Também a imagem corporal muda, como também muda o olhar para o mundo, para os outros e, acima de tudo, para si mesmo. Este modulo aqui apresentado mostra como a imagem corporal e o eu são formados de modo simultâneo. E neste desenvolvimento, a imagem especular e a imagem do outro são fundamentais. O corpo para se tornar um eu e depois sujeito precisa ser desejado: primeiro pela mãe depois por si mesmo e pelo outro. Mas sempre objeto de desejo de si mesmo – narcísico – porém marcado pelo Outro inconsciente. Através de meu corpo desejo ser desejado. O olhar do outro que me invade, me desnuda, mas deseja algo de mim, contrapõe-se à falta de desejo do outro por meu corpo, por mim.