Interdisciplinaridade
Citação de Gley Maycon Barboza em maio 3, 2022, 1:06 pmA interdisciplinaridade, que segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, diz de algo “que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento” ou “que é comum a duas ou mais disciplinas”, tem minha admiração. O conceito diz da integração entre duas ou mais disciplinas ou áreas do conhecimento para um fim comum. É uma abordagem metodológica que integra conceitos, teorias e fórmulas na tentativa de compreender o objeto de estudo como um fenômeno sistêmico.
Me admira, pois nos permite observar que um ramo do conhecimento pode diluir-se em várias partes que, embora se tornem independentes em relação aos métodos e abordagens e outras características, por diversas vezes contribuem juntamente para solucionar problemas que, de outra forma seriam muito mais difíceis, ou até mesmo impossíveis, dada a limitação de determinados campos do conhecimento.
A interdisciplinaridade, que segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, diz de algo “que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento” ou “que é comum a duas ou mais disciplinas”, tem minha admiração. O conceito diz da integração entre duas ou mais disciplinas ou áreas do conhecimento para um fim comum. É uma abordagem metodológica que integra conceitos, teorias e fórmulas na tentativa de compreender o objeto de estudo como um fenômeno sistêmico.
Me admira, pois nos permite observar que um ramo do conhecimento pode diluir-se em várias partes que, embora se tornem independentes em relação aos métodos e abordagens e outras características, por diversas vezes contribuem juntamente para solucionar problemas que, de outra forma seriam muito mais difíceis, ou até mesmo impossíveis, dada a limitação de determinados campos do conhecimento.