Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Introdução à psicanálise

A psicanálise é uma teoria da mente que se concentra no inconsciente e nos seus efeitos na vida mental e social. Ela foi desenvolvida por Sigmund Freud e tem influencia na psicologia, na sociologia e na cultura.

A psicanálise tem uma relação complexa com a sociedade e a cultura. Por um lado, ela pode ser vista como uma crítica da sociedade, pois revela os seus mecanismos repressivos e as suas formas de alienação. Por outro lado, a psicanálise também pode ser vista como um instrumento de mudança social, pois pode ajudar os indivíduos a compreender e superar os seus conflitos internos.

O contexto em que Freud desenvolveu a psicanálise foi marcado por uma série de transformações sociais, culturais e científicas que influenciaram profundamente sua obra. Alguns dos principais elementos desse contexto são:

  • O desenvolvimento do positivismo;
  • O desenvolvimento da neurociência;
  • O trabalho de Jean-Martin Charcot sobre a histeria.

Para Freud o aparelho psíquico é formado por partes: consciente, pré-consciente e inconsciente. E junto com isso há um mecanismo de defesa, a sublimação.

O consciente é a parte da mente que está ciente de si mesma e do mundo ao seu redor. O inconsciente é a parte da mente que está fora do nosso conhecimento consciente. É a parte da mente que armazena nossos desejos, impulsos, memórias e experiências reprimidas. A sublimação é um mecanismo de defesa que permite que as pessoas transformem impulsos e desejos inaceitáveis em formas socialmente aceitáveis.

 

Freud fez grandes descobertas sobre a mente humana, foi o pai da psicanálise, através de estudos oriundos hoje conhecemos o consciente, inconsciente e sublimação. O id, ego e superego.

Consciente: local onde residem os conteúdos, como ideias e pensamentos. (pensadas e percebidas)
Pré-consciente: local intermediário entre estado consciente e inconsciente. (conteúdos acessíveis à
consciência)
Inconsciente: local com conteúdos da memória, lembranças. Onde não há noção de passado e presente
Id e um reservatório de energias psiquicas, onde emanam pulsões de vida ou de morte e ou  satisfação pessoal.
Ego: Componente que exerce o controle das experiências consciente e regula as ações entre pessoa e o meio. (Procura a autopreservação do organismo, comportamento que evita - se estado dolorosos,ansiedades e punições)
Superego: representa a natureza superior do "eu" (Evitando punições e as transgressões)
Sistemas que não estão vazios, com conteúdo oriundo e experiências pessoais e particulares.
Na teoria psicanaltica, se entende uma pessoa resgatando sua história pregressa, com suas
experiências no passado.